Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Retrospectiva/2014 – Agosto: Mais duas Plenárias, mais dois carros entregues e reconhecimento no México

(Juiz de Fora, Cataguases, São Lourenço, Matias Barbosa, Pachuca/México, Brasília, Nova Serrana, Nanuque, Serra dos Aimorés, Uberlândia, Santana do Jacaré, Teófilo Otoni, Divinópolis, Aguanil e Luziânia-GO)

Em agosto, a FESERP-MG realizou mais duas Plenárias Regionais (uma em Cataguases, Zona da Mata, no dia 13, e a outra em São Lourenço, Sul de Minas, no dia 20) e entregou mais dois veículos para apoio aos sindicatos filiados – o primeiro carro, disponibilizado no dia primeiro, para Juiz de Fora, cidade-pólo da Região e o outro em Cataguases, para servir também às cidades vizinhas: Leopoldina, Matias Barbosa, Rio Pomba e São João Nepomuceno entre elas.

Durante a primeira Plenária, sindicalistas de várias cidades (entre elas Cataguases, Dona Euzébia, Juiz de Fora, Leopoldina, Matias Barbosa, Rio Pomba e São João Nepomuceno) aprovaram, por unanimidade uma Moção de Repúdio ao prefeito de Matias Barbosa Joaquim Nascimento (PSB) por práticas anti-sindicais contra o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos José Mauro de Souza.

Entre os dias 4 e 6, o trabalho da FESERP-MG foi destaque no Encontro Latino Americano de Trabalhadores Municipais (foto), realizado na cidade de Pachuca (México). Ao final do evento, a Federação Mineira foi convidada a filiar-se à ISP – A Federação Internacional dos Serviços Públicos. O convite foi feito oficialmente e diretamente pelo presidente da entidade Jucélio Drumont, que se disse “vivamente impressionado” com o trabalho da FESERP-MG em Minas Gerais.

Retrospectiva  agosto

Em Brasília, o presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira participou de encontro no Palácio do Planalto, em que a presidenta Dilma Rousseff sancionou o marco regulatório das organizações da sociedade civil.

Em Nova Serrana, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SISNOVA), presidido por Sônia Maria de Jesus, conseguiu intermediar a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta)  entre o Ministério Público e a Prefeitura para a realização de concurso público no município.

No dia 5, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nanuque (SINDISENA) inaugurou sua representação em Serra dos Aimorés, da sua base territorial.

Em Uberlândia, os Educadores Infantis da rede municipal de ensino de Uberlândia, com total apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (SINTRASP), presidido por Naara Bernardelli, paralisam suas atividades nos dias primeiro, 04 e 05 e 7 e iniciam uma greve, que duraria doze dias, no dia 9 de agosto. A pauta de reivindicações estava alicerçada basicamente em três pontos: 1) Piso salarial da categoria (tendo como referência mínima o proposto no PCCS-Plano de Cargos, Carreiras e Salários, escolaridade média exigido no ato do ingresso no serviço público); 2) Inclusão dos Educadores Infantis no quadro do magistério e 3) redução da carga horária, de seis para cinco horas, sem a redução de salário.

Em Santana do Jacaré, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos (SINDISERV) Ana Lucia Soutto prestou denúncia contra a secretária municipal de Educação Luciléia Freire Barbosa, por insultos à professora Oriana Cambraia, numa clara demonstração de assédio moral.

No dia 21, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) foi uma das entidades convocantes do Ato pela Constituinte, um movimento que pede uma urgente reforma política no país.

Em Teófilo Otoni, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISETO) contestou e repudiou as declarações do prefeito municipal que atingiram uma parcela dos trabalhadores da cidade. Em entrevista a uma emissora de rádio local, Getúlio Neiva disse que um terço dos servidores não trabalha, vive de atestado médico e conta com a conivência dos médicos em tal prática – e isso seria um dos “motivos” para não concessão de reajuste salarial. “São afirmações sérias, injustas, que beiram a calúnia, além de um desrespeito aos nossos servidores e ao profissionalismo dos médicos”, disse o presidente do SINDISETO José Antônio Esteves Guedes. Paralelamente, o Sindicato contestou a “justificativa” do prefeito para não conceder a revisão geral anual de salários aos servidores municipais, pois, ao contrário do afirmado, pelo Chefe do Executivo Getúlio Neiva a Prefeitura não estava “no limite” de gastos com a folha de pessoal.

Em Aguanil, a denúncia foi de práticas antissindicais, da Prefeitura contra o presidente do Sindicato Elismarcis Ribeiro Campos.

 

Em agosto, a presença da FESERP-MG na região Centro-Oeste de Minas – já bastante forte, com a incisiva atuação dos sindicatos de Nova Serrana (presidido por Sônia Maria de Jesus), Oliveira (dirigido por Eder da Consolação Soares), Pará de Minas (comandado por Osvaldo dos Santos Martins) e Pitangui (do presidente João Batista Foguinho) – ganhou um reforço: a sindicalista Flávia Adriana Monteiro Rodrigues, ex-diretora do Sindicato de Divinópolis (SINTRAM)

No final do mês, o presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira participou, em Luziânia (GO), de duas reuniões da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil): a da Diretoria Executiva e a do Conselho dos Representantes. Na mesma cidade, ele (ao lado do responsável pela Diretoria dos Portadores de Necessidades Especiais da FESERP-MG Anderson Alvim) marcou presença no Seminário Nacional “O Papel da Segurança Pública no Estado Social de Direito”, ao mesmo tempo em que as presidentes dos sindicatos de Nova Serrana, Sônia Maria de Jesus, e Uberlândia, Naára Bernardelli, e a diretora financeira do Sindicato de Ribeirão das Neves, Maria Helena Fonseca Soares, participavam do I Encontro Nacional de Mulheres da CSPB.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.