Bem vindo ao site da FESERP MG

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua Dona Mariana Evangelista 37/102, Poço Rico, JF/MG CEP: 36010-430

Filiados

Santana do Jacaré


No dia 10 de julho de 2013, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré Ana Lúcia Gonçalves Souto (foto, abaixo) participou da “Reunião de Campo Belo”, que definiu pela filiação em bloco à FESERP-MG e à CSB dos sindicatos de Aguanil, Campo Belo, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré.

Combativos companheiros do Sul de Minas

(Campo Belo – MG) – Dirigentes dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de seis cidades do Sul de Minas (Aguanil, Campo Belo, Cristais, Lavras, Santana do Jacaré e Varginha) se reuniram na tarde desta quarta-feira (10 de julho), em Campo Belo, com o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e o assessor jurídico da entidade, Eldbrendo Monteiro. Na pauta as discussões sobre o bem-estar do funcionalismo e em comum, entre eles, o sistemático combate às práticas antisindicais por parte das prefeituras. “Em cidades menores temos muitas dificuldades e elas crescem à medida que há pressões para que os servidores não participem ativamente do Sindicato”, atestou Marisa Aparecida de Oliveira (secretária-geral do Sindicato dos Servidores de Cristais). que, no entanto, busca sempre novas estratégias para manter o Sindicato perto do funcionalismo. “Vivemos aqui em Campo Belo uma ‘gestão do medo’ na Prefeitura, mas isso não vai nos impedir de levar adiante a nossa luta”, resumiu Laércio Cristino Martins (presidente do Sindicato de Campo Belo). “Nossa intenção primordial é valorizar o servidor – e para isso vale qualquer ação”, ressalta Elismarcis Ribeiro Campos (presidente do Sindicato de Aguanil).

Mais experientes e já filiados à FESERP-MG os representantes de Varginha, Airton Ribeiro, e Lavras. Edimar “Baiano” de Souza – presidentes dos respectivos sindicatos – se solidarizaram com os colegas e elogiaram a postura combativa deles.

10/07/2013

Cinco novos filiados à FESERP-MG

(Campo Belo – MG) – Depois de cerca de duas horas de reunião, os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Aguanil, Campo Belo, Candeias, Cristais e Santana do Jacaré se filiaram, na tarde desta quarta-feira (10 de julho) à FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais). O presidente da entidade, Cosme Nogueira, saudou os novos parceiros: “Todos são bem-vindos a esse projeto, participativo e democrático. O sonho de uma pessoa pode ser apenas um sonho mas o sonho de muitos com certeza vira realidade”. Além da importância individual de cada filiação há um aspecto coletivo fundamental: as cinco cidades do Sul de Minas já atuam como um grupo coeso, se ajudam, reúnem suas bandeiras, dividem seus problemas e buscam as soluções.

07/12/2013

FESERP-MG estuda providências contra práticas anti-sindicais em Santana do Jacaré

(Santana do Jacaré – MG) – A direção da FESERP-MG repudia veementemente os constrangimentos sofridos pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré, Ana Lucia Soutto (foto), que está sendo vítima de práticas anti-sindicais, por parte da direção de uma escola municipal. “É uma situação inadmissível e que já julgávamos ultrapassada. A Federação não aceita tal prática em hipótese alguma, pois nenhum sindicalista, de qualquer setor, pode ser impedido de fazer seu trabalho”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, que se reunirá nesta segunda-feira (9 de dezembro) com o assessor jurídico da entidade, Eldbrendo Monteiro, para estudar as providências cabíveis no caso. “Nosso total e irrestrito apoio à presidente do Sindicato de Santana de Jacaré já é oficial, queremos esclarecer os fatos e vamos além, pois o constrangimento dela é o de todos nós, sindicalistas”.

De acordo com o relato de Ana Lucia Soutto ela tentou, por quatro vezes, fazer seu trabalho na Escola Municipal João Alves Duca, mesmo após o aviso da diretora Natalia Ferreira Bastos Garcia para que não fosse ao local, pois não seria bem recebida – e gravou, em áudio, o incidente. “Na quarta vez a secretária Luciléia Freire Barbosa não permitiu que eu entrasse na Escola, nem naquele horário e nem em horário nenhum. Mandou que eu me reunisse com os filiados na sede do Sindicato. Disse a ela que estava dentro da Lei, que se tratava de um espaço público, mas ela afirmou que ‘eu poderia ir com a lei pro inferno e que cumpria ordens vindas da Prefeitura”, contou. A presidente do Sindicato, então, foi à Prefeitura e pediu uma Audiência com o prefeito Elbert Cambraia do Nascimento. “Não fui atendida, nem mesmo quando solicitei o encontro para outro dia. Diante da falta de diálogo, não tive outra alternativa senão fazer um Boletim de Ocorrência. O episódio é muito lamentável e é muito triste constatar que a minha cidade não respeita as leis do meu país”, concluiu Ana Lúcia Soutto.

13/02/2014

Atrasos no pagamento dos salários preocupam Sindicato de Santana do Jacaré

(Santana do Jacaré – MG) – Os atrasos no pagamento dos salários dos funcionários municipais de Santana do Jacaré acenderam “uma luz amarela” no Sindicato dos Servidores Públicos da cidade. O salário de dezembro só saiu no nono dia útil de janeiro e o de janeiro, que era para ser pago no último dia 7 só chegará ao trabalhador nesta sexta-feira (14 de fevereiro – portanto, com uma semana de atraso). “A Prefeitura se justifica alegando falha no sistema digital, mas os servidores não têm nada a ver com essa deficiência. Além disso, todos temem uma espécie de volta ao passado, pois o atual prefeito (Elbert Cambraia do Nascimento), em uma de suas administrações anteriores, atrasava sistematicamente os salários”, afirmou a presidente do Sindicato Ana Lucia Soutto. “Por isso, estamos atentos e tomaremos providências para que isso não se repita”, completou.

14/08/2014

Sindicato de Santana do Jacaré denuncia ofensas por parte da secretária municipal de Educação

(Santana do Jacaré – MG) – A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV) Ana Lucia Soutto (foto) prestou denúncia contra a secretária municipal de Educação Luciléia Freire Barbosa.  “Ela insultou a professora Oriana Cambraia Pieroni, usando palavras de baixo calão, com gestos agressivos e em voz elevada, questionando a competência da educadora e a desmoralizando na frente de seus alunos e de seus colegas de trabalho”, relata a sindicalista. “Foi lamentável e a professora teve que ser medicada, pois ficou emocionalmente abalada e registrou um Boletim de Ocorrência contra a secretária”, completou a presidente do Sindicato, que pediu o apoio da FESERP-MG para acabar com esse o abuso de poder, principalmente na Escola Municipal João Alves Duca “Essas atitudes da secretária estão ficando rotineiras em relação aos seus subordinados”, disse Ana Lúcia Souto. “Nosso departamento jurídico está totalmente à disposição do SINDISERV. Essas ações configuram assédio moral e não podem continuar”, afirmou o presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira.

23/09/2014

Educadores de Santana do Jacaré entram em greve na segunda-feira

(Santana do Jacaré – MG) – Com o total apoio do Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV), os educadores da cidade paralisam suas atividades na próxima segunda-feira (29 de setembro). “O movimento foi decidido em assembleia dos servidores no último dia 11 . Não há mais espaço para negociação com a Prefeitura, que nem ao menos responde os ofícios do Sindicato. Dessa forma, não resta outra alternativa aos  profissionais do ensino (professores, supervisores e orientadores)”, informou a presidente do SINDISERV Ana Lúcia Soutto (foto). “Caso as justas reivindicações não sejam atendidas, a greve será por prazo indeterminado”, completou. Os trabalhadores querem respeito à Lei do Piso Nacional dos Profissionais da Educação, com observância do piso para o vencimento inicial da carreira, bem com cumprimento da jornada de trabalho extraclasse, e melhores condições de trabalho. “Direitos básicas não estão sendo atendidos pela Administração Municipal. O Sindicato já ajuizou dezenas de ações judiciais (e todas estão sendo julgadas a favor do professor em primeira instância) e mesmo assim a Prefeitura não cumpre a lei”, completou Ana Lúcia Soutto, que soltou um comunicado à população pedindo que os pais ou responsáveis não levem os  filhos às escolas e creches na segunda-feira.

14/09/2015

Santana do Jacaré não aceita recuo do Executivo no Plano de Carreira e denuncia atraso nos salários

(Santana do Jacaré – MG) – A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV) Ana Lucia Soutto (foto) já avisou à Prefeitura Municipal que a categoria não vai aceitar o recuo do Executivo no Plano de Carreira do Magistério. “Foi criado um impasse para a finalização do documento, no quesito ‘tabela de vencimento’, uma vez que a Prefeitura só quer pagar 1% de triênio, e queremos 5% – índice este que já estava acertado no texto do Plano”, explica a sindicalista.

Outro assunto que tem irritado os servidores é o atraso sistemático no pagamento dos salários. “Está ficando rotineiro. Foi assim nos meses de junho, julho e agosto. A continuar essa prática, o Sindicato tomará as medidas cabíveis”, avisou a presidente do SINDISERV.

28/09/2015

Santana do Jacaré resiste às pressões da prefeitura e espera nova proposta no Plano de Carreira do Magistério

(Santana do Jacaré – MG) – Valeu a persistência e a firmeza. O Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV), presidido por Ana Lucia Soutto, resistiu às pressões da Prefeitura e conseguiu retomar as negociações com o Executivo a respeito do Plano de Carreira do Magistério, notadamente a questão do triênio. Foi criado um impasse no tema, no quesito “tabela de vencimento”, porque o prefeito recuou do que estava acertado e queria pagar apenas 1% de triênio. “O Sindicato deixou bem claro que não ia aceitar esse recuo. Houve muita pressão e ameaças por parte da Prefeitura, mas resistimos. E com a ajuda decisiva do assessor jurídico da FESERP-MG, Eldbrendo Monteiro (que veio à cidade e se reuniu com o prefeito), conseguimos retomar a negociação. Nesta terça-feira (29 de setembro) receberemos a nova proposta do Executivo”, explicou Ana Lucia Soutto (na foto, com Eldbrendo Monteiro).

24/11/2015

Santana do Jacaré vai ao Tribunal de Contas do Estado contra atrasos nos salários

(Belo Horizonte – MG) – Com o apoio da FESERP-MG, através do Departamento Jurídico, a presidente do sindicatos dos servidores públicos municipais de Santana de Jacaré (SINDISERV) Ana Lucia Souto protocolou, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) denúncias contra a prefeitura no que diz respeito a sistemáticos atrasos no pagamento de salários. Conforme explicou a sindicalista, a prática estava ficando “rotineira” e a “Administração Municipal estava avisada que tomaríamos essa atitude”.

19/01/2016

Atraso sistemático dos salários, desde junho, revolta servidores em Santana do Jacaré

(Santana do Jacaré – MG) – Uma sensação de revolta e humilhação. Esse é o sentimento dos servidores públicos municipais de Santana do Jacaré, que são obrigados a conviver com os atrasos sistemáticos no pagamento dos salários – situação que vivenciam desde junho de 2015. “É angustiante e indigno. Ficamos dependendo da boa vontade do prefeito, que nem ao menos apresenta um cronograma. Ou seja, paga os salários quando quer”, diz a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto. “Os salários de dezembro só foram pagos nesta terça-feira (19 de janeiro) e a maioria dos funcionários ainda não receberam o 13º salário – só os profissionais da Educação conseguriam esse direito”, completa ela.

Para estancar essa irregularidade, o SINDISERV tem feito todas as ações possíveis. Em novembro, por exemplo, com o apoio do Departamento Jurídico da FESERP-MG a presidente do Sindicato protocolou, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) denúncias contra a prefeitura, sobre os sistemáticos atrasos no pagamento de salários (foto). O próximo passo deve ser uma paralisação, no próximo dia 27. “Neste dia está previsto uma paralisação geral dos funcionários públicos estaduais, pelo mesmo motivo: atraso dos salários. A ideia é convocar uma Assembleia e propor uma adesão a esse movimento dos companheiros”, explica Ana Lúcia Souto.

15/04/2016

Servidores de Santana do Jacaré apresentam reivindicações e acenam com paralisação na segunda-feira

(Santana do Jacaré – MG) – Reunidos em Assembleia na noite desta quinta-feira (14 de abril) os servidores públicos municipais de Santana do Jacaré aprovaram a pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato da Categoria. “Vamos levar essas demandas à Administração Municipal e formar um conselho de base. Caso as nossas reivindicações não sejam aceitas podemos parar nossas atividades já na segunda-feira, 18 de abril”, informou a presidente do Sindicato de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto (foto).

As principais reivindicações: 1) pagamento até o quinto dia útil; 2) reajuste dos salários com base no INPC relativo aos anos de 2013, 2014m 2015 e 2016; 3) pagamento do triênio de todos os funcionários, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários; 4) pagamento de insalubridade para os motoristas do caminhão de lixo e 5) garantias de não perseguição aos manifestantes.

20/04/2016

Servidores de Santana do Jacaré paralisam atividades por um dia

(Santana do Jacaré – MG) – Cumprindo determinação da última Assembleia, os servidores de Santana do Jacaré paralisaram suas atividade, por um dia, na segunda-feira (18 de abril) em protesto contra o desrespeito pelo qual eles vêm passando. “Estamos trabalhando e não recebendo em dia e para piorar a situação não temos diálogo com a Administração, já que nem ofício o prefeito responde mais”, constatou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto. Nesta quarta-feira (20 de abril), uma nova reunião acontece, às 17h50, na sede da entidade, para decisão de novas providências contra a situação atual.

Além dos salários em dia, até o quinto dia útil, os trabalhadores reivindicam reajuste dos salários com base no INPC relativo aos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016; pagamento do triênio de todos os funcionários, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários; pagamento de insalubridade para os motoristas do caminhão de lixo e garantias de não perseguição aos manifestantes.

27/04/2016

Servidores de Santana do Jacaré partem para a greve, a partir de segunda-feira

(Santana do Jacaré – MG) – Cansados de serem desrespeitados pela Prefeitura e depois de recorrer a todas as esferas judiciais, sem sucesso, os servidores de Santana do Jacaré começam uma greve geral na próxima segunda-feira (02 de maio). “Os funcionários estão cansados, de pagar juros, de ver suas contas atrasadas, de receber cobranças, de sentir vergonha, pois não sabem quando vão receber seus salários. Não dá mais para aquentar”, desabafa a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto. Os salários estão sendo quitados com atraso desde junho do ano passado e a partir de fevereiro deste ano estão registrados casos de até dois meses de atraso.

Na avaliação do Sindicato, não há razões para a inadimplência da administração municipal. “A Prefeitura de Santana do Jacaré recebeu no ano de 2015, em média, R$ 700 mil mensais de recursos de transferência (FPM, ICMS, IPVA, FUNDEB etc.) e só até o último dia 20 eles já tinham acumulado, no ano de 2016, R$ 486 mil líquidos. Porque não há dinheiro para pagar em dia os funcionários?”, questiona Ana Lucia Souto.

02/05/2016

Com apoio de sindicatos da região, servidores de Santana do Jacaré iniciam greve

Santana do Jacaré 2.05 ASantana do Jacaré 2.05 5

(Santana do Jacaré – MG) – Com o apoio de vários sindicatos da região, todos eles ligados à FESERP-MG, os servidores de Santana do Jacaré iniciaram, nesta segunda-feira (02 de maio), uma greve geral por tempo indeterminado. O movimento, decidido em assembleia por unanimidade, é contra o desrespeito da administração municipal, incapaz de pagar os salários em dia – “incapacidade” esta questionada pela direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV). “A Prefeitura recebeu no ano de 2015, em média, R$ 700 mil mensais de recursos de transferência (FPM, ICMS, IPVA, FUNDEB etc.) e só até o último dia 20 eles já tinham acumulado, no ano de 2016, R$ 486 mil líquidos. Porque não há dinheiro para pagar em dia os funcionários?”, questiona a presidente da entidade, Ana Lucia Souto.

A greve continua nesta terça-feira (03 de maio). “Estamos sofrendo muita pressão, casos clássicos de assédio moral e práticas antisindicais como, por exemplo, assessores do prefeito indo aos locais de trabalho para ‘conferir’ quem está trabalhando – e até mesmo um Boletim de Ocorrência foi registrado no final do dia a respeito dessas práticas. Mas, temos o servidor do nosso lado”, disse Ana Lúcia Souto, que ressaltou a atuação dos profissionais da Educação e da Secretaria de Obras na greve, com adesão bastante expressiva.

Estiveram na cidade, nesta segunda-feira, para apoiar a greve, representantes dos sindicatos de Cruzília (presidente Luiz Claudio Ferreira Maciel), Ijaci (presidente Adrienne Alvarenga), Nova Serrana (diretoras Gelcira Vieira Cordeiro e Jéssica Teodoro) e Oliveira (presidente Eder da Consolação Aparecido Soares). “Time” bastante elogiado pela presidente do SINDISERV. “Ficamos honradas e lisonjeadas por esse suporte dado pelos companheiros, embora não seja surpresa, pois a FESERP-MG sempre esteve do nosso lado”, afirmou Ana Lúcia Souto.

03/05/2016

Segundo dia de greve em Santana do Jacaré

Santana do Jacaré 3.05 1(Santana do Jacaré – MG) – Com muita garra para lutar e determinação para vencer, os servidores de Santana do Jacaré cumpriram, nesta terça-feira (3 de maio), o segundo dia de greve, contra o desrespeito da administração municipal presente, principalmente, nos atrasos sistemáticos dos salários. Além disso, o pagamento até o quinto dia útil, os trabalhadores reivindicam reajuste dos salários com base no INPC relativo aos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, pagamento do triênio de todos os funcionários, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários, o pagamento de insalubridade para os motoristas do caminhão de lixo e garantias de não perseguição aos manifestantes. Eles fizeram um “apitaço” na porta da Prefeitura, com cartazes e bandeiras e tiveram o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e FESERP-MG, que mais uma vez marcou presença na cidade, através dos presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Ijaci, Adrienne Alvarenga, e Oliveira, Eder da Consolação Aparecido Soares.

A nota lamentável do dia ficou por conta do prefeito Elbert Cambraia do Nascimento, que cometeu um grande equívoco e uma enorme injustiça ao alardear na cidade, entre outras imprecisões, que procura o diálogo. “Isso não é verdade. Há muito tempo que nem ofício do sindicato a administração municipal responde. Hoje (terça-feira) mesmo o Sindicato propôs uma conversa e a resposta foi não”, rebate a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto.

Nesta quarta-feira (04 de maio) os grevistas fazem nova manifestação na porta da Prefeitura, a partir das 13h.. E contarão de novo com o apoio da FESERP-MG e de sindicatos da região.

04/05/2016

Terceiro dia de greve em Santana do Jacaré

Santana do Jacaré 04.05(Santana do Jacaré – MG) – No terceiro dia de greve, cumprido nesta quarta-feira (04 de maio) os servidores de Santana do Jacaré conseguiram, além de mais adesões e união, uma reunião com a administração municipal, agendada a pedido do Executivo, para sexta-feira (6 de maio), às 15h, na Prefeitura. “Para quem não acredita em diálogo, como é o caso do nosso prefeito, marcar uma reunião já é um avanço”, resumiu a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto. Além dela participarão do encontro um advogado do Sindicato e um servidor e, pela Administração Municipal, o prefeito Elbert Cambraia do Nascimento, o assessor jurídico do município e um funcionário do setor contábil.

Nesta quarta-feira, os grevistas fizeram mais uma manifestação na porta da Prefeitura (foto) e contaram com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e da FESERP-MG, representada pela advogada Mariana Tavares, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Oliveira, Eder da Consolação Aparecido Soares, e o diretor do Sindicato dos Servidores de Lavras, Euisles “Willians” Rodrigues.

05/05/2016

Quarto dia de greve em Santana do Jacaré

Santana do Jacaré 5.05 2(Santana do Jacaré – MG) – Os servidores de Santana do Jacaré voltaram a se manifestar na porta da Prefeitura, no início da tarde desta quinta-feira (5 de maio), quarto dia da greve. Eles reivindicam o pagamento em dia, reajuste dos salários com base no INPC relativo aos anos de 2013, 2014, 2015 e 2016, pagamento do triênio de todos os funcionários, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários, o pagamento de insalubridade para os motoristas do caminhão de lixo e garantias de não perseguição aos manifestantes. “Foi um dia produtivo e amanhã esperamos uma boa reunião com o prefeito”, resumiu a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto, se referindo a um encontro marcado para as 15h desta sexta-feira (6 de maio). De um lado da mesa estarão ela, um advogado do Sindicato e um servidor; e do outro lado, pela Administração Municipal, o prefeito Elbert Cambraia do Nascimento, um assessor jurídico do município e um funcionário do setor contábil.

06/05/2016

Com abertura de diálogo e união duradoura dos servidores, greve é suspensa em Santana do Jacaré

Santana do Jacaré 6.05 1(Santana do Jacaré – MG) – Depois de cinco dias, e um movimento de muita obstinação e luta que sacramentou uma união duradoura entre os servidores, a greve foi suspensa em Santana do Jacaré, com a abertura do diálogo entre o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERV) e a administração municipal. A reunião que selou esse acordo aconteceu na tarde desta sexta-feira (6 de maio). Ficou acertado que os trabalhadores voltam ao serviço na segunda-feira (9 de maio), recebem 60% de seus salários no dia 12 e o restante no dia 31 de maio, sem punição aos manifestantes e um canal de diálogo permanente.  “Novas reuniões serão feitas, até se chegar a um entendimento comum. E nesses encontros nossas reivindicações serão colocadas com clareza. O mais importante é que de tudo ficou uma grande união entre o funcionalismo. E isso foi a maior vitória”, disse a presidente do SINDISERV, Ana Lúcia Souto, que fez questão de agradecer o apoio da FESERP-MG e de todos os representantes dos sindicatos da região que estiveram presentes nesses cinco dias de greve: Adrienne Alvarenga (Ijaci), Gelcira Vieira Cordeiro e Jéssica Teodoro (de Nova Serrana), Luiz Claudio Ferreira Maciel (de Cruzília), Weder da Consolação Aparecido Soares (de Oliveira) e Willian Rodrigues e Danton Coimbra (de Lavras). “Sem eles por perto tudo seria mais difícil. A nossa gratidão vai ficar”, disse.

02/06/2016

Reunião em Santana do Jacaré consolida vitórias da greve do início de maio

Santana 02.06(Santana do Jacaré –MG) – Uma reunião, na segunda-feira (30 de maio), entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV) e a Prefeitura Municipal consolidou, “colocou no papel”, as conquistas da histórica greve de uma semana, no início de maio. No encontro ficou oficializado, entre outras coisas, que os servidores receberão seus salários até o décimo dia útil (antes não havia nenhuma garantia e tinha trabalhador só vendo seus vencimentos ao final do mês), o Plano de Carreira do Magistério será finalizado pelo Executivo e enviado à Câmara em até 20 dias e uma nova reunião entre as partes acontece no mês que vem, para discutir possibilidades de reajustes salariais com base no INPC. “Foi um grande avanço. Os servidores foram bravos e corajosos (ao fazer a greve) e quando as coisas são feitas com princípios e honestidade a recompensa vem”, afirmou a presidente do SINDISERV, Ana Lúcia Souto, que acrescentou outro bom “efeito colateral” do movimento: nenhum contratado foi demitido. “Durante os dias de paralisação o prefeito ameaçava essas demissões, alegando dificuldades financeiras para manter esses trabalhadores. Ficou provado que a história não era bem assim”, diz a sindicalista.

Nas fotos, os participantes da reunião do dia 30: Ana Lúcia Souto, o prefeito Elbert Cambraia do Nascimento, o advogado do SINDISERV, Hugo Novato Gondin, e os assessores jurídicos da Prefeitura, Elison Rodrigo Pereira Ferreira e Pablo Avelar Carvalho; e registro da greve do início de maio.

20/07/2016

Em Santana do Jacaré diálogo entre Sindicato e Administração Municipal continua

(Santana do Jacaré – MG) – Na semana passada, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Souto, e o prefeito municipal, Elbert Cambraia do Nascimento, voltaram a se reunir para discutir a forma da reposição dos dias letivos em face da histórica greve de maio. Também se sentaram à mesa o assessor jurídico da Prefeitura, Elison Rodrigo Pereira Ferreira, diretoras da Escola Municipal João Alves Duca e duas professoras. “Temos que louvar essa atitude do prefeito de abrir diálogo. É importante para o Sindicato participar de decisões que envolve as atividades relacionadas aos servidores. Dessa forma, tudo se resolve bem, com bom senso e a sensatez de ambas as partes”, avaliou a presidente do SINDISERV, Ana Lúcia Souto.

A sindicalista aproveitou a oportunidade para pedir ao Poder Executivo agilidade na conclusão do Plano de Carreira do Magistério. “O prefeito alegou algumas questões técnicas (para o atraso) mas se comprometeu a finalizar o documento o mais rápido possível”, informou Ana Lúcia Souto. Outra boa notícia é a antecipação do pagamento dos servidores em julho. Pelo acordo que pôs fim à greve de maio, seria no 10º dia útil, mas neste mês a quitação ocorreu no 8º dia útil.

2016

Sindicato de Santana do Jacaré ouve compromissos dos candidatos a prefeito da cidade

Santana do Jacaré 27.09 1(Santana do Jacaré – MG) – Durante dois dias da semana passada (21, quarta-feira e 22, quinta-feira), o Sindicato dos Servidores Públicos de Santana do Jacaré (SINDISERV) ouviu e anotou os compromisso dos candidatos a prefeito da cidade: Aleiris Soares Viana/PP (que estava acompanhado do vice Basílio do Souto Teixeira – primeira foto, ambos à esquerda) e Padre Carvalho/PRB (que estava ao lado do companheiro de chapa, Renato Freire – segunda foto, ambos de camisa vermelha). De acordo com a presidente do SINDISERV, Ana Lúcia Souto, os dois postulantes à Prefeitura se comprometeram a dialogar com o Sindicato, garantir direitos básicos dos servidores, concluir o Plano de Carreira da Educação, repassar anualmente, pelo menos, o percentual medido pelo INPC (a título de reposição salarial) e rever o critério de gratificação a funcionários (atualmente, esse bônus, que varia entre 10% e 50%, vai para quem é escolhido pelo prefeito), entre outras reivindicações históricas do funcionalismo.

14/12/2016

Eleições em Conceição de Ipanema e Santana do Jacaré, nesta quinta-feira

(Conceição de Ipanema e Santana do Jacaré – MG) – Dois sindicatos ligados à FESERP-MG realizam, nesta quinta-feira (15 de dezembro), eleições. Em Conceição do Ipanema o processo será às 16h. Até agora uma Chapa foi registrada e tem como candidato à reeleição o atual presidente do SINDSMCI, Léusio Silva – e mais:

Vice-presidente – Walter Mendes Monteiro;
Tesoureiro – Luiz Carlos Horsth;
Secretárias – Lélia de Oliveira Carvalho e Marina Célia Rodrigues;
Conselho fiscal, efetivos – Viviane Pavione Fontoura. Eneida Maria Teixeira Arantes e Luiz Carlos Alves;
Conselho fiscal, suplentes – Geraldina Maria Lopes Pimentel, Sabrina Bitencourt Ribeiro e Leandro Marcos Martins;
Delegados – Alacilda Felicíssimo Carvalho Horsth e Davi Elteto.
Embora não seja essa a tendência, novas chapas podem surgir já que pelo Estatuto do Sindicato o prazo de registro de postulantes a dirigir a entidade se encerra 30 minutos antes da eleição, ou seja, 15h30 desta quinta-feira.
Em Santana do Jacaré já estão definidas as duas chapas que disputarão a eleição, e elas tem as seguintes composições
Chapa 1
Presidente: Ana Lúcia Gonçalves Souto (atual presidente);
Vice-presidente: Adelzi Raimunda da Silva Miguel;
Primeira secretária: Maria Vitória Cambraia Pierone
Segunda secretária: Maria Aparecida Paschool
Primeiro tesoureiro: Edwirges Cirilo dos Santos
Segundo tesoureiro: Luiz Carlos Vieira
Conselho Fiscal: Leandro Barbosa Freire, Brás Ferreira Enes e Rosária Garcia de Paula;
Agentes fiscais: Alberto da Silva Neto, Nilo Antonio Pimenta e William Wilson de Oliveira
Chapa 2
Presidente: Luiz Gustavo Freire Ribeiro;
Vice-presidente: Lucimar Alberico Cardoso;
Primeira secretária: Cleide Aparecida Dutra
Segundo secretário: Cleovane Antonio Dutra
Primeiro tesoureira: Milca Modesto de Oliveira
Segunda tesoureira: Maria de Fátima Naves Melo
Conselho Fiscal: Heloísa Helena de Melo Oliveira, Erli Mariano Benedito e José Luiz Tibúrcio;
Agentes fiscais: Luiz Carlos Ferreira, Eliane Cristina Barros Lasmar e Adriana Silvestre
O processo eleitoral acontece das 8h às 18h, na sede do Sindicato.

16/12/2016

Reeleição nos sindicatos de Conceição de Ipanema e Santana do Jacaré

Santana do Jacaré eleição 2016.jpg 2(Conceição de Ipanema e Santana do Jacaré – MG) – Os atuais presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Conceição de Ipanema, Léusio Silva, e Santana do Jacaré, Ana Lúcia Gonçalves Souto, foram reeleitos em processos ocorridos nesta quinta-feira (15 de dezembro). “Duas boas notícias. São companheiros de luta e que guiam suas entidades com ética e transparência. Santana do Jacaré está conosco desde julho de 2013 e naquela histórica reunião em Campo Belo (com outros seis sindicatos) a Ana Lúcia já mostrava a sua força. No meio das conversas, ela disse resoluta: ‘não sei quanto a vocês mas estarei com a Federação sempre’ “, relembrou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira. “Algo parecido aconteceu com o Léusio, desde o nosso primeiro encontro, em julho de 2015″, completou.

Na eleição desta quinta-feira, Léusio Silva, em chapa única, foi escolhido por unanimidade dos filiados presentes. Ele começa o novo mandato, de quatro anos, em janeiro e contará na diretoria com o apoio dos companheiros Walter Mendes Monteiro (vice-presidente), Luiz Carlos Horsth (tesoureiro), Lélia de Oliveira Carvalho, Marina Célia Rodrigues (secretárias), Viviane Pavione Fontoura. Eneida Maria Teixeira Arantes e Luiz Carlos Alves (conselheiros fiscais efetivos), Geraldina Maria Lopes Pimentel, Sabrina Bitencourt Ribeiro e Leandro Marcos Martins (conselheiros fiscais suplentes), Alacilda Felicíssimo Carvalho Horsth e Davi Elteto (delegados).
Em Santana do Jacaré, Ana Lúcia Souto (na foto com o adversário Luiz Gustavo Freire Ribeiro) encabeçou a Chapa 1, que obteve 41 votos, contra 27 da Chapa 2 – foi registrado um voto em branco. Ela toma posse no próximo dia 26 de dezembro, para um mandato de quatro anos e terá como companheiros de diretoria: Adelzi Raimunda da Silva Miguel (vice-presidente), Maria Vitória Cambraia Pierone (primeira secretária), Maria Aparecida Paschool (segunda secretária), Edwirges Cirilo dos Santos (primeiro tesoureiro), Luiz Carlos Vieira (segundo tesoureiro), Leandro Barbosa Freire, Brás Ferreira Enes e Rosária Garcia de Paula (conselheiros fiscais), Alberto da Silva Neto, Nilo Antonio Pimenta e William Wilson de Oliveira (agentes fiscais).

 13/03/2018

Servidores de Santana do Jacaré começam paralisação parcial, com indicativo de greve geral

(Santana do Jacaré – MG) –   Servidores públicos municipais da área da Saúde e da Educação e mais os auxiliares administrativos da Prefeitura de Santana do Jacaré começaram, nesta terça-feira (13 de março), a paralisar suas atividades em protesto contra a defasagem salarial vivida pela categoria. “Parece exagero mas não é: temos perdas de poder aquisitivo, por conta do congelamento dos salários, que chegam a quase 80%. O servidor não aquenta mais essa situação”, revelou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré, Ana Lúcia Gonçalves Souto (foto). Nesta quarta-feira (14 de março), os trabalhadores fazem uma Assembleia Geral, ás 18h, na sede do Sindicato, para deliberar sobre uma greve geral. “Nosso movimento é legítimo e esperamos, no mínimo, ser recebidos pelo prefeito. Caso não haja nenhum aceno da Administração vamos exercer o nosso direito de greve”, diz Ana Lúcia.

21/03/2018

Com indicativo de greve aprovado, servidores de Santana do Jacaré vão à Câmara pedir apoio

Santana do Jacaré 20.3.18 2 (Santana do Jacaré – MG) – Com paralisação parcial das atividades desde o último dia 13 de março e com indicativo de greve para a próxima segunda-feira (26 de março), os servidores públicos municipais de Santana do Jacaré compareceram à Cãmara Municipal, na última segunda-feira (19 de março), para pedir apoio aos vereadores para a causa. “Cheguei a ser atacada verbalmente por dois vereadores, e estava apenas expondo nossas demandas, mas apesar dos insultos conseguimos do Legislativo um ofício para o prefeito contendo nossas reivindicações”, contou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré, Ana Lúcia Gonçalves Souto (na foto 3, de branco). Outro avanço foi a promessa dos vereadores em tratar da possível revogação uma Lei que permite ao prefeito conceder, sem critérios claros, gratificações de 10%  a 50%. Segundo contas do Sindicato, em 14 meses de mandato já foram pagos, com esse expediente, mais de R$ 260 mil. “Esse valor poderia muito bem estar no caixa e servir para conceder reajustes salariais a todos os servidores”, diz a sindicalista.

 

26/03/2018

Após paralisação e ameaça de greve, prefeito de Santana do Jacaré vai ao Sindicato dialogar com servidores

Santana do Jacaré 20.3.18 1(Santana do Jacaré – MG) – Após a paralisação parcial de atividades dos servidores de Santana do Jacaré, desde o último dia 13 de março, e com a ameaça da greve a partir desta segunda-feira (26 de março), o prefeito da cidade Aleiris Soares Viana (PP) vai hoje (segunda-feira) à sede do Sindicato para uma reunião com uma comissão de trabalhadores. A reunião está marcada para as 15h. “Está aberto o canal de negociação e por essa razão suspendemos o movimento. Vamos colocar na mesa, diante do prefeito, todas as reivindicações. E a lista começa com reajustes salariais que recompensem anos e anos de perdas”, informou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV), Ana Lúcia Gonçalves Souto (na foto, de branco).

28/03/2018

Após reunião com o prefeito, servidores de Santana do Jacaré ganham promessas de melhorias

Santana do Jacaré 28.3.18(Santana do Jacaré – MG) – Após uma paralisação parcial das atividades, desde o último dia 13 de março, e com uma ameaça de greve, que começaria na última segunda-feira (26 de março), diretores do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santana do Jacaré (SINDISERV) se reuniram, nesta segunda-feira, com o prefeito Aleiris Soares Viana (PP) e alguns de seus auxiliares (foto). E arrancaram do chefe do Executivo promessas de melhorias para o funcionalismo local. As duas principais: A Administração Municipal irá analisar lei concedendo reajuste para os cargos de oito horas, podendo o servidor optar pela realização da jornada de seis horas – a redação deste projeto será sugerida pelo Sindicato até o dia 9 de abril, e o município, no prazo de 90 dias, estudará o valor do auxílio-alimentação, que será concedido a todos os servidores. “Foram três horas de reunião e o prefeito alegou dificuldades financeiras do município para um reajuste salarial, porém o Sindicato vai acompanhar as receitas mensais da cidade e tão logo essa situação alegada pelo prefeito se normalize vamos reivindicar novamente o nosso reajuste. Além disso, vale destacar o abono do ponto de quem paralisou suas atividades”, explicou a presidente do SINDISERV, Ana Lúcia Gonçalves Souto.

 

 

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.