Bem vindo ao site da FESERP MG

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua Dona Mariana Evangelista 37/102, Poço Rico, JF/MG CEP: 36010-430

Filiados

Juiz de Fora (SINAGUA-JF)


25/05/2015

SINAGUA-JF filia-se à FESERP-MG

(Juiz de Fora – MG) – Empunhando a bandeira comum contra a terceirização no serviço público, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora (SINAGUA-JF) filiou-se à FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos de Minas Gerais) – e também à CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).  “Vamos somar forças, caminhar juntos na defesa do servidor público. E neste momento nada é mais urgente que nos defender desse projeto de terceirização, e vimos na FESERP-MG um forte apoio nesse sentido”, resumiu o presidente do SINAGUA-JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos (foto), que representa uma categoria com 545 sindicalizados e tem mandato até setembro de 2016. Segundo ele, outros trabalhos apresentados pela Federação Mineira também contaram na hora da filiação. “Conheço o Cosme (Nogueira, presidente da FESERP-MG) há muito tempo e sei do compromisso e da atuação dele em prol do servidor”, disse.

FESERP-MG e SINAGUA-JF estão estreitando as relações há um bom tempo. No início de março, em visita à diretoria do Sindicato, Cosme Nogueira fez o convite de filiação. “Tudo o que construímos (a sede de Belo Horizonte, o escritório de Juiz de Fora, a aquisição de oito veículos…), tudo o que fazemos (cursos de qualificação sindical, congressos, assessoria jurídica e de comunicação…), todas as nossas lutas são para os nossos parceiros. E é muito natural que os companheiros do SINAGUA integrem esse grupo, pois são funcionários públicos como nós e sujeitos ao mesmo patrão, a Prefeitura”,  disse à época. Paralelamente, companheiros do SINAGUA-JF participaram de dois eventos da FESERP-MG/CSB: a Reunião Nacional da Central, em Brasília (DF), e o Encontro Nacional dos Servidores Públicos, em Aracruz (ES). “O relato deles foi muito impactante. Tivemos uma boa noção do trabalho e da estrutura da Federação e da Central Sindical”, revela Edinaldo Ramos. Mais recentemente, a FESERP-MG apoiou o movimento do SINAGUA-JF de ir às ruas denunciar o sucateamento da CESAMA, o desperdício de dinheiro público e os danos que serão causados pelo Projeto de Terceirização.

24/07/2015

Sindicalistas ligados à FESERP-MG vão integrar Conselho Municipal em Juiz de Fora

(Juiz de Fora – MG) – Dois sindicalistas de Juiz de Fora – o presidente Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água (SINAGUA-JF), Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos (foto), e o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPU-JF) Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva (ambas as entidades filiadas à FESERP-MG) – vão participar do Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CMTER), órgão criado pela Lei Municipal 13.152, de 18 de junho de 2015. A posse deve ocorrer no inicio de agosto.

20/10/2015

Marcada a posse de sindicalistas ligados à FESERP-MG em Conselho Municipal

(Juiz de Fora – MG) – Está marcada para a próxima quinta-feira (22 de outubro), às 14h30, a posse de dois sindicalistas de Juiz de Fora – ambos ligados à FESERP-MG – no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CMTER) de Juiz de Fora. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água (SINAGUA-JF), Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos, e o diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPU-JF) Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva foram nomeados, através de portaria do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), em 03 de setembro e vão representar a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) – entidade da qual a FESERP-MG é filiada. Outras quatro centrais sindicais também terão assento no Conselho, igualmente com dois membros: CTB (José Luiz de Oliveira e Márcio José da Silva), NCST (Silas Batista da Silva e Rosânio Augusto Ferreira), UGT (Paulo Sérgio Pena Félix e Edivaldo da Silva Dornelas) e CUT (Watoira Antônia de Oliveira e Carlos Alberto de Freitas) – bem como 20 outros representantes, dez dos empregadores e dez do Governo Municipal.

22/10/2015

CSB representada no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Juiz de Fora

(Juiz de Fora – MG) – Os sindicalistas Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos e Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva – ambos ligados à FESERP-MG – tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (22 de outubro), e vão representar a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) no Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (CMTER) de Juiz de Fora – Edinaldo, titular, é presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água (SINAGUA-JF), e Francisco, suplente, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERPU-JF). “Trata-se de algo muito importante, uma instância que ficará responsável por formular políticas públicas de emprego e renda na cidade, e a nossa Central não poderia ficar de fora, pois tem condições e está preparada, com os nossos companheiros, para dar essa contribuição”, disse o diretor de mobilização da CSB e presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira (na foto, entre os dois conselheiros empossados).

Edinaldo Ramos e Francisco Silva foram nomeados, através de portaria do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), em 03 de setembro. A posse ocorreu no gabinete do Chefe do Executivo e contou com as presenças, entre outras, do superintendente de Gestão do Atendimento ao Trabalhador da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Márcio Luiz Guglielmoni, o deputado estadual Isauro Calais e o vereador Nilton Militão. A primeira reunião do Conselho está marcada para 30 de outubro, para eleição da mesa diretora e a elaboração e aprovação do regimento interno.

Outras quatro centrais sindicais também terão assento no Conselho, igualmente com dois membros: CTB (José Luiz de Oliveira e Márcio José da Silva), NCST (Silas Batista da Silva e Rosânio Augusto Ferreira), UGT (Paulo Sérgio Pena Félix e Edivaldo da Silva Dornelas) e CUT (Watoira Antônia de Oliveira e Carlos Alberto de Freitas) – bem como 20 outros representantes, dez dos empregadores e dez do Governo Municipal.

07/04/2016

Em Juiz de Fora, servidores da CESAMA fazem passeata e querem 18% de reajuste salarial

(Juiz de Fora – MG) – Coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora (SINAGUA-JF), os servidores da CESAMA (a companhia de água e esgoto da cidade) fizeram um passeata por algumas ruas do município, na manhã desta quinta-feira (7 de abril). A atividade, precedida de uma Assembleia, deflagrou a campanha salarial da categoria. “Nossa principal reivindicação é um reajuste salarial de 18%. Teremos, ainda hoje, uma primeira reunião da CESAMA e dependendo da resposta outra Assembleia será marcada, com possibilidade de indicativo de greve”, informou o presidente do SINAGUA-JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos.

Durante a passeata outras bandeiras foram levantadas, entre elas a contra a terceirização dos serviços na CESAMA, pela abertura de concursos, e por uma fiscalização mais rigorosa nas obras da Companhia. Outros cartazes lembravam à população de Juiz de Fora que a conta de água e esgoto “tem subido de preço

muito nos últimos meses”.

Sinagua 7.04 041

 

Sinagua 7.04 046

 

Sinagua 7.04 050

 

Sinagua 7.04 060

 

17/05/2016

Em Juiz de Fora, funcionários da CESAMA fazem manifestação

(Juiz de Fora – MG) – Com o apoio dos sindicatos similares (SINSERPU/dos Servidores Públicos e SINPRO/dos Professores), o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA-JF) organizou na manhã desta terça-feira (17 de maio) mais uma manifestação dos funcionários da CESAMA (a companhia de água da cidade), em função da Campanha Salarial 2016. Eles saíram do Bairro São Mateus em direção ao prédio da empresa, na Avenida Rio Branco. Os trabalhadores reivindicam reposição pelo INPC, 11,07%, mais 8% de ganho real. “A luta está unificada e teremos agora uma reunião decisiva com a empresa na próxima terça-feira (24 de maio)”, disse o presidente do SINAGUA-JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos. Antes desse encontro, marcado para as 14h30, a categoria se reúne nas escadarias da Câmara Municipal.

Foto 1- Jornal Tribuna de Minas

Fotos 2 e 3 – Valmir Cristino (SINSERPU-JF)

24/05/2016

Funcionários da CESAMA/Juiz de Fora entram em greve no dia primeiro

(Juiz de Fora – MG) – Os funcionários da CESAMA (A companhia de água de Juiz de Fora) entram em greve a partir do dia primeiro de junho, com uma grande concentração às 8h, na Praça da Estação (região central da cidade). A decisão foi tomada em Assembleia promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA-JF) no início da tarde desta terça-feira (24 de maio) e deve ser seguida pelos filiados dos outros seis sindicatos que compõem o Forum Unificado dos Servidores Municipais de Juiz de Fora: SINSERPU-JF, SINPRO-JF, SENGE, SINDIMÈDICOS, SINDIODONTO e SINARQ-MG. A assembleia do SINSERPU-JF – o outro sindicato da cidade filiado à FESERP-MG – acontece ainda hoje, no início da noite.

Na Assembleia dos funcionários da CESAMA, realizada no Parque Halfeld (região central da cidade), o presidente do SINAGUA-JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos, afirmou que é hora de “dar um basta” no descaso da administração, que “desde fevereiro vem empurrando com a barriga uma negociação relativamente simples”. Conforme relatou, “A direção da empresa chegou a oferecer 8,78% e depois recuou para 3,25% lançando mão de uma estranha orientação da AMM (Associação Mineira dos Municípios) no sentido de não conceder reajustes decentes em ano eleitoral. Será que eles (os gestores) não sabem que existe um artigo na Constituição brasileira que garante ao servidor a reposição salarial anual referente às perdas com a inflação?”, ironizou Edinaldo Ramos. Os servidores da CESAMA reivindicam 11,07% de reposição e mais 8% de ganho real.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

25/07/2016

Chapa única na eleição do SINAGUA/Juiz de Fora

(Juiz de Fora – MG) – Apenas uma chapa, a da situação, com praticamente os mesmos membros da atual diretoria, se apresentou para a disputa no Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) – entidade filiada à FESERP-MG. As eleições acontecem esta semana, 26,27 e 28 de julho (terça, quarta e quinta-feira), das 7h às 17h30, em seis urnas fixas (CESAMA da Avenida Rio Branco, 1843, hall do 10º andar; da Rua Monsenhor Gustavo Freire, 75; da Avenida Rui Barbosa, 596, da Rua Jarcil Firmino Pinheiro, Lote 03 e da Rua Santa Terezinha, 505 e na sede SINAGUA – Rua Halfeld, 414/1104) e uma Itinerante: nas Estações de Tratamento e Elevatórias (nos dias 26 e 27, das 6h às 22h, e no dia 28, das 6h às 17h.

A composição da Chapa 1
Presidente: Edinaldo SidClei Ladeira Ramos
Vice-Presidente: José Geraldo Zanovelli
1º Diretor Financeiro: Suyanne Meruza Lamin de Almeida
2º Diretor Financeiro: Jorge Luiz Castor
1º Diretor Administrativo: Ultimo Machado
2º Diretor Administrativo: Joelson da Costa Nascimento dos Santos
Diretor de Divulgação e Cultura: Francisco Roberto de Paulo
Suplentes da Diretoria: Luciano Matheus do Nascimento, Maurilando Handerson Braz, Claudio Luiz Alves Candiá, Itamar José Divino, Josué Barbieri da Silva, Sergio Luiz Oliveira Lindolfo e Elisangela Balardin
Conselho Fiscal: Devanil Furtado da Silva, Geraldo Moreira Filho e Cesar Romero Tavares de Medeiros
Suplentes do Conselho Fiscal: José Aurélio Barbosa, Manoel Ademar de Souza e Osmar Almeida de Oliveira
Representante junto ao Conselho do PAS – Saúde Servidor:
Antônio Luiz Correa Junior
Delegados junto à CESAMA: Samuel Chagas da Silva e Marco Aurélio Marques dos Santos.

27/07/2016

Eleições no SINAGUA/Juiz de Fora

(Juiz de Fora – MG) – Começou ontem (terça-feira, 26 de julho) e vai até esta quinta-feira (28 de julho) o processo eleitoral no Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) – entidade filiada à FESERP-MG. O atual presidente, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos (na foto votando, ontem) concorre à reeleição e não tem adversários, já que apenas uma chapa se inscreveu. Os filiados podem depositar o voto, das 7h às 17h30, em seis urnas fixas (CESAMA da Avenida Rio Branco, 1843, hall do 10º andar; da Rua Monsenhor Gustavo Freire, 75; da Avenida Rui Barbosa, 596, da Rua Jarcil Firmino Pinheiro, Lote 03 e da Rua Santa Terezinha, 505 e na sede SINAGUA – Rua Halfeld, 414/1104) ou, das 6h às 22h hoje e das 6h às 17h amanhã na urna itinerante, nas Estações de Tratamento e Elevatórias.

Sinagua - eleições 2

 

28/07/2016

Atual diretoria do SINAGUA/Juiz de Fora é reeleita com 91,5% dos votos

(Juiz de Fora – MG) – A atual diretoria Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF) foi consagrada nas urnas e recebeu 91,5% dos votos válidos para ficar mais três anos à frente da entidade. O processo eleitoral aconteceu desde terça-feira (26 de julho) e a apuração, nesta quinta-feira (28 de julho). O novo mandato começa em 31 de agosto e vai até 2019. “Continuaremos tendo como prioridade o trabalhador, principalmente no aspecto salarial de quem faz da empresa (CESAMA) ser o que ela é. E vamos, de imediato, tentar recuperar 120 postos de trabalho perdidos em seis anos”, disse o presidente reeleito, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos. Além dele, fazem parte da chapa vencedora:

Vice-Presidetánte: José Geraldo Zanovelli
1º Diretor Financeiro: Suyanne Meruza Lamin de Almeida
2º Diretor Financeiro: Jorge Luiz Castor
1º Diretor Administrativo: Ultimo Machado
2º Diretor Administrativo: Joelson da Costa Nascimento dos Santos
Diretor de Divulgação e Cultura: Francisco Roberto de Paulo
Suplentes da Diretoria: Luciano Matheus do Nascimento, Maurilando Handerson Braz, Claudio Luiz Alves Candiá, Itamar José Divino, Josué Barbieri da Silva, Sergio Luiz Oliveira Lindolfo e Elisangela Balardin
Conselho Fiscal: Devanil Furtado da Silva, Geraldo Moreira Filho e Cesar Romero Tavares de Medeiros
Suplentes do Conselho Fiscal: José Aurélio Barbosa, Manoel Ademar de Souza e Osmar Almeida de Oliveira
Representante junto ao Conselho do PAS – Saúde Servidor:
Antônio Luiz Correa Junior
Delegados junto à CESAMA: Samuel Chagas da Silva e Marco Aurélio Marques dos Santos.

Na foto:integrantes da Chapa e da Comissão Eleitoral

Sinagua 016

01/09/2016

Nova diretoria do SINAGUA, eleita em julho, toma posse

(Juiz de Fora – MG) – A nova diretoria do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF), eleita em julho com 91,5% dos votos válidos para um mandato de três anos, tomou posse na noite desta quarta-feira (31 de agosto), em cerimônia realizada no Olímpico Atlético Clube, em Juiz de Fora. A FESERP-MG foi representada pelo funcionário da Federação Peterson Gonçalves Ferreira,

Os novos diretores do SINAGUA:
Presidente (reeleito): Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos
Vice-Presidetánte: José Geraldo Zanovelli
1º Diretor Financeiro: Suyanne Meruza Lamin de Almeida
2º Diretor Financeiro: Jorge Luiz Castor
1º Diretor Administrativo: Ultimo Machado
2º Diretor Administrativo: Joelson da Costa Nascimento dos Santos
Diretor de Divulgação e Cultura: Francisco Roberto de Paulo
Suplentes da Diretoria: Luciano Matheus do Nascimento, Maurilando Handerson Braz, Claudio Luiz Alves Candiá, Itamar José Divino, Josué Barbieri da Silva, Sergio Luiz Oliveira Lindolfo e Elisangela Balardin
Conselho Fiscal: Devanil Furtado da Silva, Geraldo Moreira Filho e Cesar Romero Tavares de Medeiros
Suplentes do Conselho Fiscal: José Aurélio Barbosa, Manoel Ademar de Souza e Osmar Almeida de Oliveira
Representante junto ao Conselho do PAS – Saúde Servidor:
Antônio Luiz Correa Junior
Delegados junto à CESAMA: Samuel Chagas da Silva e Marco Aurélio Marques dos Santos.

 

 

14/10/2016

Festa da Crianças do SINAGUA-JF acontece neste sábado

(Juiz de Fora – MG) – Acontece neste sábado (15 de outubro), das 14h às 17h, na Sede Social do Tupi Futebol Clube (Rua José Calil Ahouagi, 332, Centro), a tradicional Festa das Crianças promovida pelo Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF).

17/10/2016

Festa das Crianças do SINAGUA-JF reúne centenas de pessoas

(Juiz de Fora – MG) – Cerca de 400 pessoas, entre adultos e crianças, participaram da Festa das Crianças, promovida pelo Sindicato dos Empregados nas Indústrias e serviços de Esgoto de Juiz de Fora (SINAGUA/JF).no último sábado (15 de outubro), na sede social do Tupi Futebol Clube. A Festa teve distribuição de um kit de presentes para os menores, guloseimas (pipoca, algodão doce e cachorro-quente), refrigerantes, barracas de brincadeiras e show do palhaço Gustavo Franco. “Fazemos questão de manter essa tradição, e já são 25 anos. As crianças e os associados gostam e querem essa continuidade. E eles merecem”, afirmou o presidente do SINAGUA/JF, Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos. O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, prestigiou o evento. “Um sindicato tem que ser combativo e atuante no dia-a-dia – e o SINAGUA é; e um sindicato tem que proporcionar lazer a seus filiados e dependentes – e é isso que o SINAGUA está fazendo, há anos”, disse.

19/10/2017

Servidores da Cesama/Juiz de Fora paralisam atividade e protestam contra proposta de reajuste

protesto-cesamaTrabalhadores da Cesama (a companhia de água e esgoto de Juiz de Fora – ligada à Prefeitura) paralisaram as atividades na manhã desta quarta-feira (18 de outubro) em protesto contra a proposta da companhia de parcelar em sete vezes o reajuste anual da data-base. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água (Sinágua), Edinaldo Ramos, cerca de um terço dos servidores participou da paralisação.

Ainda segundo Edinaldo, os funcionários aceitam o parcelamento da correção, de 4,69%, em três parcelas. O aumento era previsto para vigorar em 1° de março, data em que as negociações começaram. Segundo o presidente do sindicato, 12 reuniões já foram realizadas para discutir o impasse, que segue sem acordo.

O ato começou às 8h desta quarta-feira na garagem da companhia, localizada na Rua Monsenhor Gustavo Freire, Bairro São Mateus, onde a assembleia teve início. Os manifestantes seguiram caminhando até a sede da Cesama, na Avenida Rio Branco. O presidente do sindicato da categoria informou que os manifestantes presentes tiveram o ponto cortado. “A paralisação é para chamar a atenção da população e do prefeito, ele tem que se envolver nisso, porque foi ele que colocou o diretor da Cesama”, declarou Edinaldo.

Fonte: Tribuna de Minas

 

 

25/10/2017

Servidores da CESAMA/Juiz de Fora paralisam atividades contra a retirada de direitos

Cesama 25.10.17 1Cesama 25.10.17 2

(Juiz de Fora – MG) – Servidores da CESAMA (a companhia de água e esgoto de Juiz de Fora) paralisaram, novamente, suas atividades na manhã desta quarta-feira (25 de outubro) contra a retirada de direitos da categoria. Eles “fecharam” a Avenida Rio Branco (a principal da cidade), na altura da sede da autarquia e a intenção é por lá ficarem até que sejam atendidos pela diretoria da CESAMA. “Não vamos assistir calados essa escalada na perda dos nossos direitos”, avisou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água e Esgoto (SINÁGUA), Edinaldo Sidclei Ladeira Ramos, que enumera algumas das respostas da administração às reivindicações dos trabalhadores: parcelamento em sete vezes do reajuste salarial anual; parcelamento em três vezes do reajuste no ticket-alimentação; redução no pagamento do “Hora in Itinere” (o período de deslocamento do trabalhador) e a até a diminuição de liberação de servidores para atividades no Sindicato.

A diretoria do SINÁGUA ainda aproveita a paralisação para denunciar o sucateamento da CESAMA. “Estamos com péssimas condições de trabalho, com equipamentos em funcionamento abaixo do razoável – e com muitas atividades terceirizadas. A CESAMA virou uma máquina de terceirizar”, diz Edinaldo Ramos.

Outro tema presente na manifestação foi a necessidade da realização de concursos públicos – o que não acontece desde 2007 e que gerou uma perda de cerca de 15% do efetivo de funcionários.

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.