Bem vindo ao site da FESERP MG

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua Dona Mariana Evangelista 37/102, Poço Rico, JF/MG CEP: 36010-430

Filiados

Gurinhatã


25/08/2016

Gurinhatã filia-se à FESERP-MG e à CSB

Gurinhatã 23.08 4

(Gurinhatã – MG) – Em Assembleia realizada no último dia 19 de agosto, os servidores aprovaram por unanimidade a filiação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG) à FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) e à CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

O SINTRASPG foi fundado em 1992 e atualmente é presidido por José Batista Xavier. A ligação da entidade com a FESERP-MG vem desde junho quando a Federação, através da assessora para região Alessandra Ramos Braga, apoiou integralmente e deu todo o suporte necessário a um vitorioso movimento grevista, iniciado no dia 20 daquele mês.

Alessandra Braga foi quem representou a FESERP-MG na histórica assembleía do dia 19, que contou também com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Campina Verde (SISPM), Jeová “Baianinho” da Silva Andrade.

19/09/2016

Prefeito não cumpre acordo e servidores de Gurinhatã voltam à greve nesta quarta-feira

Gurinhatã 14.09.2016 1

(Gurinhatã – MG) – O prefeito municipal de Gurinhatã, Willian Damasceno de Araújo, não cumpriu o acordo que pós fim à greve de junho, e os servidores da cidade decidiram, em assembleia realizada na última quarta-feira/14 de setembro (fotos), paralisarem novamente as atividades, a partir da próxima quarta-feira (21 de setembro). De acordo com a assessora da FESERP-MG para a Região, Alessandra Ramos Braga, “todas as tentativas de negociação foram frustradas e os salários estão atrasados e ainda sendo quitados em parcelas”

Desde os últimos meses do primeiro semestre deste ano que os servidores de Gurinhatã – coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), presidido por José Batista Xavier – estão bastante insatisfeitos com a administração municipal. Além do salário em dia eles reivindicavam a quitação dos débitos, junto à Caixa Econômica Federal, dos empréstimos consignados e pagamento das diárias dos motoristas. A greve de junho durou apenas um dia justamente porque a Administração Municipal prometeu sanar as irregularidades – o que não aconteceu.
Na greve desta quarta-feira – como foi na de junho – os servidores de Gurinhatã terão o apoio da FESERP-MG, da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

21/09/2016

Começa a greve em Gurinhatã, contra atrasos nos salários

Gurinhatã 21;09 6jpg

 

(Gurinhatã – MG) – Os servidores públicos municipais de Gurinhatã iniciaram, nesta quarta-feira (21 de setembro), uma greve geral por tempo indeterminado, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. Nas primeiras horas da manhã, eles participaram de uma Assembleia, coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG) e realizada na Câmara Municipal, e depois seguiram em passeata até a porta da Prefeitura. “A cidade tem 310 servidores, que estão com salários atrasados e isto está provocando um verdadeiro caos no município, pois o comércio local está afetado e até mesmo o crédito direto para a compra de alimentos está sendo negado às famílias, já que os comerciantes não querem vender para os servidores públicos”, testemunhou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, que está em Gurinhatã, ao lado da assessora da Federação para a Região, advogada Alessandra Ramos Braga – que entrou com mandato de segurança no Fórum.de Ituiutaba, para garantir os pagamentos. Os servidores de Gurinhatã

também contam com o apoio da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) e da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).
No meio da tarde, após um almoço coletivo que reuniu os grevistas no coreto da Praça, a confirmação da primeira vitória do movimento: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho – antes da greve apenas 40% estavam quitados.

Amanhã (quinta-feira, 22 de setembro) os grevistas vão até Ituiutaba para realizar um protesto em frente ao Fórum da cidade, e também para entregar à Promotoria Pública um documento com denúncias das irregularidades verificadas em Gurinhatã. O ônibus, alugado pela FESERP-MG, com os manifestantes sairá às 11h e o ato na cidade vizinha está marcado para às 12h30.

22/09/2016

Servidores de Gurinhatã, em greve e com salários atrasados, vão a Ituiutaba pedir apoio do Judiciário

Gurinhatã 22.09 3

(Ituiutaba – MG) – Os servidores públicos municipais de Gurinhatã, em greve desde ontem (quarta-feira/21 de setembro), se deslocaram até Ituiutaba (sede da Comarca) na manhã/tarde desta quinta-feira (22 de setembro) para protestar contra a situação caótica pela qual passam: salários atrasados há três meses, falta de diálogo com a Administração Municipal e ausência de direitos básicos como, por exemplo, o Piso Nacional do Magistério. Eles se deslocaram até a cidade vizinha em ônibus fretado com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e fizeram um Ato na porta do Fórum de Ituiutaba. O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e a assessora da Federação na Região, Alessandra Ramos Braga, estiveram presentes. “Estamos denunciando em praça pública a irresponsabilidade do prefeito de Gurinhatã, Wllian Damasceno de Araújo, que está deixando pais e mães de família em sérias dificuldades e causando um caos na cidade. E estamos pedindo apoio ao Poder Judiciário, à Promotoria Pública, para por um fim a esse impasse e que se estabeleça, pelo menos, um calendário de pagamento dos salários atrasados”, narrou Cosme Nogueira.

A greve em Gurinhatã começou nesta quarta-feira justamente porque o prefeito não cumpriu o acordo que pós fim à paralisação de junho, e todas as negociações para retomar a pauta do primeiro semestre se revelaram improdutivas. Ontem, os servidores, coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), presidido por José Batista Xavier. fizeram uma Assembleia que definiu por greve geral por tempo indeterminado, sob o lema “Sem salários, sem trabalho”.

22/09/2016

Vídeo da manifestação dos servidores públicos municipais de Gurinhatã em Ituiutaba

Veja aqui o vídeo da manifestação dos servidores públicos municipais de Gurinhatã, em greve desde ontem (quarta-feira/21 de setembro) e que se deslocaram até Ituiutaba (sede da Comarca) na manhã/tarde desta quinta-feira (22 de setembro) para protestar contra a situação caótica pela qual passam: salários atrasados há três meses, falta de diálogo com a Administração Municipal e ausência de direitos básicos.

Video de Gurinhatã

22/09/2016

Vitória dos servidores de Gurinhatã: Justiça manda prefeito pagar salários atrasados

Gurinhatã 22.09 7

(Gurinhatã – MG) – Valeu a luta dos servidores públicos municipais de Gurinhatã! Em decisão anunciada no início da tarde desta quinta-feira (22 de setembro), a Juíza Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto, da Primeira Vara Cível de Ituiutaba, determinou que o prefeito da cidade, Willian Damasceno de Araújo, pague os salários atrasados dos servidores, e que, daqui para a frente, sempre quite essa obrigação até o quinto dia útil de cada mês. A decisão da magistrada foi uma resposta a um Mandato de Segurança impetrado pela assessora da Federação na Região do Triângulo Mineiro, advogada Alessandra Ramos Braga. Na sentença também consta o atendimento a outra reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), presidido por José Batista Xavier: que a Prefeitura quite os débitos, junto à Caixa Econômica Federal, dos empréstimos consignados – que estavam sendo descontados dos trabalhadores e não repassados ao órgão credor.

“Isso prova que a luta, coesa, por uma causa justa sempre dá resultado. Valeu o apoio da CSB/Central dos Sindicatos Brasileiros (que disponibilizou um ônibus para o deslocamento de servidores de Gurinhatã para Ituiutaba), valeu a nossa presença, da FESERP-MG, nas duas cidades e valeu principalmente a união e o espírito coletivo dos servidores, muito bem orientados pelo Sindicato. Estão todos de parabéns”, comemorou o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira.
Desde março deste ano que os trabalhadores de Gurinhatã estavam insatisfeitos, principalmente, com a irregularidade na escala de pagamento dos salários. No final de junho, eles cruzaram os braços mas a greve foi interrompida depois de (falsas) promessas da Administração Municipal de que tudo seria regularizado. Como nada foi feito, uma segunda greve começou ontem (quarta-feira/21 de setembro) e gerou um efeito imediato, embora insuficiente: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho (antes da greve apenas 40% estavam quitados). Nesta quinta-feira (22 de setembro) a atividade dos grevistas foi a ida a Ituiutaba (sede da Comarca) para protestar contra os três meses de salários atrasados (foto) e esperar a decisão da Justiça, que veio. Com isso, o movimento grevista será encerrado nesta sexta-feira (23 de setembro).

07/06/2017

Reunião em Gurinhatã discute Plano de Cargos e Salários dos servidores

Gurinhatã 7.6.17 1

(Gurinhatã – MG) – O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, participou, na tarde desta quarta-feira (7 de junho), de uma reunião da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG). Na pauta, encaminhamentos para o Plano de Cargos e Salários dos servidores e a elaboração de um estatuto do funcionalismo local. Também participaram da reunião a assessora especial da FESERP-MG para a Região, Alessandra Ramos Braga, e o vereador Douglas Henrique Valente, o mais votado da cidade (na foto 2, de camisa azul, entre o presidente do SINTRASPG, José Batista Xavier, e Cosme Nogueira).

Na ocasião, os diretores do Sindicato agradeceram a FESERP-MG pela regularização da entidade e relembraram a histórica greve de setembro de 2016, também com a efetiva participação da Federação mineira.

11/12/2017

Em Gurinhatã, relembrando a histórica greve de 2016

Pirapora.Campina Verde Gurinhata 033Pirapora.Campina Verde Gurinhata 031

 

(Gurinhatã – MG) – O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, esteve em Gurinhatã, na tarde de sábado (9 de dezembro). A visita, de cortesia, serviu para lembrar a histórica greve de setembro de 2016. Segundo relatos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), José Batista Xavier, e do vereador da cidade Marcos Antônio Batista Xavier Carlos aquele movimento “mudou a história de Gurinhatã”, pois seus reflexos “até hoje são sentidos na cidade, inclusive tendo decidido a eleição municipal daquele ano”. Para Cosme Nogueira, “aquela greve provou que a luta, coesa, por uma causa justa sempre dá resultado”. Na ocasião, além de manifestações na cidade, a FESERP-MG, com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), disponibilizou um ônibus para o deslocamento de servidores de Gurinhatã para Ituiutaba, cidade vizinha e onde seria julgada a ação dos trabalhadores.

Naquele ano, os servidores municipais de Gurinhatã estavam, desde março, insatisfeitos principalmente com a irregularidade na escala de pagamento dos salários. No final de junho, eles cruzaram os braços, mas a greve foi interrompida depois de (falsas) promessas da Administração Municipal de que tudo seria regularizado. Como nada foi feito, uma segunda greve começou no dia 21 de setembro e gerou um efeito imediato, embora insuficiente: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho (antes da greve apenas 40% estavam quitados). No dia seguinte, 22 de setembro, a atividade dos grevistas foi a ida a Ituiutaba (sede da Comarca) para protestar contra os três meses de salários atrasados e conferir a decisão da Justiça, que veio, totalmente favorável, pois a juíza Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto determinou que o então prefeito da cidade, Willian Damasceno de Araújo, pagasse os salários atrasados dos servidores.

Na visita deste sábado, Cosme Nogueira estava acompanhado do vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Ivan Expedito Catarina, e da assessora especial da Federação para a Região, Alessandra Ramos Braga.

Na próxima sexta-feira (15 de dezembro), José Batista Xavier, recentemente reeleito, toma posse para mais um mandato à frente do SINTRASPG.

Na foto principal, da esquerda para a direita, Ivan Catarina, Alessandra Braga, José Xavier, Cosme Nogueira e Marcos Xavier

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.