Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Dia do Advogado: a profissão na defesa dos trabalhadores

O Dia do Advogado, comemorado no Brasil em 11 de agosto, surgiu para marcar e relembrar a criação das duas primeiras faculdades de Direito do país: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. Em especial, dedicamos esse dia ao nosso assessor jurídico Dr. Eldbrendo Pereira, notório defensor dos trabalhadores, sobretudo dos funcionários públicos municipais.

O decreto de criação dos cursos foi dado por Dom Pedro I, ainda no século XIX, mais especificamente em 1827. Antes disso, era necessário ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal, para estudar Direito. 

Atualmente, a Universidade de São Paulo (USP), uma das mais conceituadas no país, inclui a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Já a Faculdade de Direito de Olinda, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).

 

A advocacia na defesa dos trabalhadores

Extremamente importantes para o movimento sindical, os advogados trabalhistas são os responsáveis por defender os trabalhadores e monitorar a relação entre o empregador e seus empregados. Essa advocacia especializada, quando baseada no Direito Sindical, atua junto às entidades sindicais regulando as relações jurídicas de representação sindical dos trabalhadores.

É função desses profissionais elaborar petições e recursos, além de realizar consultoria jurídica e institucional. Mais especificamente ligado aos sindicatos, é o advogado quem faz a reorganização administrativa dos grupos, elabora convenções e acordos de trabalho coletivo, acompanha greves e ações jurídicas, bem como orienta as demandas coletivas e os interesses difusos na área sindical. 

Portanto, somente através do trabalho dos advogados tantas conquistas puderam ser alcançadas pelos trabalhadores e pelo movimento sindical. Com a garantia dos direitos trabalhistas das categorias, as liberdades necessárias ao desenvolvimento do papel das entidades representativas foram e são asseguradas. 

 

Conquista dos advogados 

Em junho de 2022 ocorreu a publicação da Lei 14.365/2022, que atualiza a Lei 8.906/1994, a qual dispõe sobre o Estatuto da Advocacia. As alterações no dispositivo garantem à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a preferência na análise e decisão sobre a prestação efetiva do serviço jurídico por parte do advogado, vistas como uma garantia dos direitos da categoria. 

Entre as principais novidades trazidas pelo dispositivo estão a ampliação da pena do crime de violação das prerrogativas do advogado, a garantia do pagamento de honorários de acordo com o previsto pelo Código de Processo Civil, a regulamentação da figura do advogado associado e a ampliação do direito à sustentação oral de advogadas e advogados.

 

Por Camila Banhatto, da Sindicatos Online.

Com informações de Portal Aurum, OAB Nacional, Tribuna Popular e ConJur.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.