Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

6 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais da Educação

A data marca a necessidade de celebrar e valorizar todos os profissionais da Educação, valores primordiais para a Feserp Minas. Esses profissionais contribuem ativamente para que os cidadãos transformem as próprias vidas e o meio que estão inseridos na sociedade. Todos os colaboradores que atuam nas instituições de ensino são devidamente homenageados: professores, diretores, coordenadores, secretários, supervisores, monitores e auxiliares que fazem acontecer uma jornada de aprendizagem produtiva.

Esses profissionais dedicam seu capital intelectual e sua força de trabalho com o objetivo de promover ensino de qualidade para os educandos. Os integrantes desse sistema educacional – profissionais e educandos – devem ter uma experiência educacional produtiva.

A Lei 13.054/14 institui no dia 6 de Agosto como o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. Foi sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro de 2014 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte – 23. A instituição da Lei é uma homenagem ao trabalho qualificado dos profissionais que lidam com a educação no espaço escolar e com a formação das novas gerações. A data é comemorada devido à sanção da Lei 12.014/09, que define os trabalhadores considerados como profissionais da educação.

Um pouco da realidade dos profissionais da Educação no Brasil ficou comprovada pelo Censo Escolar da Educação Básica 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo os dados, 2,3 milhões de professores atuaram em 178,3 mil escolas de educação básica do país. Havia 162,8 mil diretores nessas mesmas escolas, o que significa menos de um diretor por escola.

Por isso é tão importante conhecer a realidade dos profissionais da Educação no país, que, muitas vezes, enfrentam condições adversas no cotidiano para exercer seu trabalho. Fato que atrapalha o aprimoramento educacional no Brasil.

 

Fonte: Felipe Pacheco/Sindicatos Online – SON

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.