Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Você fez a diferença: Ana Emília Campos Valente, a Dona Dunga (in memoriam)

No começo da semana da Plenária da Região Sudeste organizada pela Feserp Minas, continuamos a série de homenagens, desta vez, para contar um pouquinho da trajetória magnânima de Ana Emília Campos Valente, a Dona Dunda (in memoriam)

Ana Emília Campos Valente. Esse era o nome da mulher que ficou popularmente conhecida por Dona Dunga. Natural de Matias Barbosa, foi casada com o Miro, um dos grandes músicos da cidade. Ela era muito respeitada pelas suas ações em prol da população, sobretudo no âmbito político. Além disso, era uma das melhores cozinheiras que Matias já viu, e, por isso, sempre contribuía na festa da igreja.

Foi presidente do Clube Bola Preta. Essa função é sintomática quanto a importância de Dona Dunga. Tal clube foi fundado porque na época as pessoas de pele escura não podiam frequentar o mesmo clube dos brancos. Portanto, ainda é uma figura ativista no combate ao racismo.

Pelo viés cultural, Dona Dunga foi responsável pelo grande carnaval em Matias Barbosa. De início, fundou o primeiro rancho de carnaval chamado Estrela Dalva, uma agremiação carnavalesca que ganhou notoriedade pela sua beleza, segundo carnavalescos contemporâneos à sua criação. Mais tarde, criou a Escola de Samba Sambista de Luxo, que foi campeã durante mais de dez anos sob sua liderança. Ela é reconhecida como a principal pessoa responsável por Matias Barbosa ser visto como um dos melhores carnavais da região. Com tanto conhecimento e sabedoria, ensinou muitas pessoas como administrar uma escola de samba.

Atuando em tantas frentes, Dona Dunga era muita respeitada no campo político. Figuras históricas como o ex-presidente do Brasil, Itamar Franco, e outros políticos visitavam sua casa com certa constância, sobretudo para solicitar apoio político.

Dona Dunga, além de tudo era uma grande mãe. Uma pessoa que ajudava a todos que podia, tratando cada um como seu próprio filho.

Como resultado do muito feito em vida, essa mulher impressionante deixou um gigantesco legado para Matias Barbosa e, agora, para todos que tiveram o privilégio de ter conhecimento um pouco do muito que fez.

Obrigado, Dona Dunga!

 

Imprensa Feserp Minas

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.