Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Maio Amarelo: mês de prevenção aos acidentes de trânsito

Comemorando 10 anos em 2023, o Movimento Maio Amarelo, patrocinado pelo Governo Federal, traz o tema “No trânsito, escolha a vida”. Com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo, a campanha coloca em pauta a segurança viária e busca mobilizar a população para a redução dos acidentes nesse meio.

Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para o balanço das ações que os países realizam. O laço amarelo foi escolhido para simbolizar atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o terceiro país com o maior número de mortes no trânsito em todo o mundo. Esses óbitos em decorrência de acidentes de trânsito configuram a oitava principal causa de mortes no país. Em 2017, esses acidentes foram a principal causa de mortes de crianças entre 5 e 14 anos no país.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima em 45 mil mortos anuais e R$ 50 bilhões de custo econômico o resultado dos acidentes de trânsito no Brasil. Recentemente, a legislação mudou para punir com mais rigor o homicídio culposo de trânsito. Até então, a detenção era de 2 a 4 anos, com a suspensão da habilitação, e agora pode ser aumentada de ⅓ à metade da pena.

 

Por Camila Banhatto/SON, com informações de Movimento Maio Amarelo, OMS, Ipea e Portal do Trânsito.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.