Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Abril Verde: a prioridade é a segurança e saúde do trabalhador

Por Felipe Pacheco

As ações visam o trabalho saudável e com menos acidentes através da disseminação de informações capazes de criar a cultua da prevenção de acidentes no trabalho

Educar é a palavra da vez para ensinar a sociedade sobre a importância da saúde e segurança do trabalhador, mesmo enfoque adotado pela Feserp Minas no período. Com esse pressuposto, a escolha pelo mês de abril não é à toa, já que no decorrer desses dias existem duas datas importantes em torno do tema: o Dia Mundial da Saúde (7/4) e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28/4).

O Abril Verde tem como símbolo um laço. A cor está relacionada com os cursos de saúde e representa a segurança no ambiente de trabalho.

Nos últimos anos, o número de acidentes de trabalho, de fato, diminuiu, contudo, ainda são altos e, por isso, é necessário conscientizar. O último registro divulgado mostra que a quantidade de acidentes de trabalho no Brasil caiu de 725.664, em 2013, para 582.507, em 2019. A taxa de incidência – que considera o número de acidentes em relação ao número médio anual de vínculos – também apresentou queda durante o mesmo período, saindo de 16,93 para 13,97. Durante esses anos analisados, os óbitos passaram de 2.841 para 2.184, o que  representa uma queda de 23%.

Em terras brasileiras, os últimos registros mostram mais de meio milhão de acidentes de trabalho. Enquanto isso, no mundo, a temática tem a atenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) – entidade fundada com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948 -, que tem o objetivo de garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde e a educação para mantê-la.

 Mesmo sendo um foco do sindicalismo, a mobilização deve ter participação maciça das pessoas. Alinhado com a defesa do trabalhador, a Feserp Minas apoia e participa do movimento Abril Verde, além disso, recomenda o uso correto dos EPI’s (Equipamentos de proteção individual), uso de máscaras durante a pandemia, atenção ao parceiro de trabalho e vigilância constante com o ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre a prevenção dos acidentes de trabalho e a saúde do trabalhador, clique abaixo e confira a Cartilha feita pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (SINDUSCON-PA):

Cartilha da Campanha Abril Verde do SINDUSCON-PA

Com informações do Senai-CE e Fórum Contábeis

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.