Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Câmara votará PL da Enfermagem em cinco semanas

Por 458 votos favoráveis e 10 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 2.564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que institui o Piso Salarial Nacional da Enfermagem.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho que analisou os impactos da proposta no orçamento, deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o mérito do PL da Enfermagem deve ser votado em até cinco semanas. “Nesse período, vamos buscar outras fontes de financiamento e deliberar projetos que já estão aqui na Casa, que apontam formas de financiamento ou de busca de recursos financeiros pra fazer frente a essa demanda”, declarou.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já se mostrou contra o projeto, alinhado aos interesses das grandes empresas hospitalares e de convênio médico. Para Lira, o impacto financeiro com o Piso da categoria é próximo de R$ 18 bilhões. “Afeta muitas instituições e a vida dos que estão envolvidos”, informou durante entrevista.

Apesar disso, os enfermeiros, técnicos e auxiliares seguem mobilizados. Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), James Francisco dos Santos, os profissionais e seus representantes visitaram Brasília diversas vezes, a fim de dialogar com parlamentares sobre a importância do projeto.

“O Conselho realizou um abaixo-assinado que já conta com mais de 120 mil assinaturas, pedindo que os deputados paulistas atuem em prol da aprovação do Piso Salarial da Enfermagem. O tema já recebeu parecer favorável por unanimidade do Grupo de Trabalho que avaliou a viabilidade financeira”, destaca James.

Segundo o presidente do Coren-SP, “não existem argumentos para que o PL 2.564/2020 aguarde mais tempo para sua votação”. Ele conclui: “A Enfermagem merece esse reconhecimento, que é uma questão de justiça, ainda mais destacada durante a pandemia”.

MAIS – Acesse o site do Coren-SP.

 

Fonte: Agência Sindical

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.