Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Marcado pela importância do serviço público, Congresso da Feserp Minas celebra 12 anos da entidade; confira o que aconteceu

Uma história de luta e conquistas sindicais iniciada no dia 10 de novembro de 2009 completou 12 anos nesta quarta-feira (10) e foi celebrado no Congresso Fausto da Silva Pereira realizado em Belo Horizonte. O Congresso da Feserp Minas levou esse nome em lembrança ao notório sindicalista Fausto da Silva Pereira, que, infelizmente, faleceu na última semana. Nesta edição, o evento foi pautado pela “Precarização do trabalho e a importância do serviço público no Brasil”, contou com importantes intervenções de pessoas reconhecidas nos campos sindicais, jurídicos e políticos. Além dessas atividades, a prestação de contas do exrcício em 2020 foi aprovada e a reeleição de Cosme Nogueira na presidência da federação foi aprovada para os próximos 4 anos.

Foram dois dias de absoluta imersão sindical. Desde entendimento da conjuntura da política brasileiro e como isso afeta o mundo sindical até aos aspectos jurídicos e financeiros que influenciam nas entidades sindicais, sobretudo aquelas que representam os servidores públicos.

Terça-feira

No primeiro dia do Congresso, o credenciamento dos delegados foi disponibilizado a partir das 14h. Mais tarde, às 18h, foi realizada a abertura do evento. Às 18h30 foi feita uma “Análise da Conjuntura política atual do país” pelo Professor Roberto Cupolillo, o Betão (PT), Deputado Estadual de Minas Gerais e o Professor Rudá Ricci. Ambos foram assertivos durante a explanação que esclareceu o momento de absoluto ataque por parte do governo às instituições, à população e ao serviço público.

Durante o evento, o Diretor Nacional da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) Itamar Revoredo Kunert esteve presente contribuindo com o importante momento da Feserp Minas, inclusive durante a abertura do Congresso.

Quarta-feira

Para fechar o Congresso, o segundo dia foi bastante movimentado. O evento seguiu com a mesa de debate que analisou a “Conjuntura Jurídica dos Tribunais Superiores com Decisões que afetam os Servidores Públicos”, protagonizada pelo Dr. Lucio de Medeiros, advogado e Presidente da Comissão de Apoio aos Movimentos Sociais da OAB/MG e pelo Dr. Eldbrendo Pereira Monteiro, Assessor Jurídico da Feserp Minas. Na oportunidade, o destaque ficou para a importante contribuição da fala do Dr. Lucio de Medeiros, que conseguiu explicar de maneira simples a influência das decisões jurídicas na vida dos servidores.

Alinhado com as necessidades financeiras das entidades sindicais, quem compôs a mesa para contribuir com bastante experiência sobre a “Política de Auto sustentabilidade financeira das entidades sindicais”, foi o  Dr. André Rodrigues, advogado e Diretor da Sindicatos Online (SON) e o Dr. Eldbrendo Pereira Monteiro. Já há algum tempo os Sindicatos, Federações, Confederações e Centrais tem que lidar de alguma forma com as dificuldades financeiras, nesse sentido, André e Eldbrendo deram meios práticos para melhor gestão monetária.

Dr. André Rodrigues, advogado e Diretor da Sindicatos Online (SON)

 

Processo eleitoral e Prestação de contas

Também na quarta-feira (10), à tarde, foi confirmada a reeleição de Cosme Nogueira como presidente da federação. Pela lisura do processo, quem comandou a comissão eleitoral foram sindicalistas de outras entidades, desvinculadas da Fesero, foram eles: Hely Aires, presidente da Feserv/MG – Federação dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais – entidade coirmã da Feserp Minas; Maria Abadia de Souza, representante do Sisipsemg – Sindicato dos Servidores do Ipsemg; e Antonieta (Tieta) de Cassia Dorledo de Faria,  Secretaria Nacional das mulheres da CSB – Central Dos Sindicatos Brasileiros.

A prestação de contas da Feserp Minas referente ao ano de 2020, ainda pela diretoria que estava em vigência, foi aprovada.

Veja as fotos do primeiro dia do Congresso Fausto da Silva Pereira:

Confira as fotos do segundo dia de evento:

 

Imprensa Feserp Minas

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.