Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Março, o mês das mulheres: Conheça Regina Nunes, que se divide entre escola, sindicato e prefeitura

Neste mês estamos fazendo uma série de matérias para conhecer mulheres que movem o mundo sindical em Minas Gerais e são ou estão ligadas à Feserp Minas. Hoje vamos mostrar um pouco da jornada de Regina Celia Nunes, secretária geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste de Minas Gerais – SEMPRE-SUDOESTE/MG. Sua atuação extrapola as paredes do Sindicato, Regina atua nos bastidores do movimento sindical desde o primeiro dia de trabalho na prefeitura de São Sebastião do Paraíso. É a segunda vez que assume o cargo de secretaria geral do SEMPRE-SUDOESTE/MG, complementando seus longos 21 anos de carreira como professora na rede municipal.

O trabalho sindical exige conhecimento e atualização de informações nas regulamentações que estão em constante mudança no país, dessa forma é possível intervir por meios sindicais em benefício do servidor e servidora . “Sempre acreditei que para lutar pelos nossos direitos precisamos conhecê-los, por isso sempre busquei me manter informada das leis, decretos, portarias, PEC’s, medidas provisórias, estatutos, enfim, tudo que regula a vida dos servidores públicos”, explicou Regina.

Mais do que o conhecimento para si, Regina acredita que seu papel enquanto educadora é formar seus alunos com senso crítico, capazes de questionar e intervir na sociedade como agentes transformadores da realidade. Do lado sindicalista, procura pautar suas ações na busca de melhores condições de trabalho, aliadas a uma melhor qualidade de vida para os servidores de todas as categorias.

Em conversa com a Feserp Minas, a sindicalista declarou que como mãe e mulher percebeu desde cedo que a vida é feita de lutas constantes para se firmar diante da sociedade, exercendo seu papel como protagonista da própria história.

Crenças e princípios de vida são completamente individuais. Ser mulher coloca nessas crenças e princípios mais dificuldades, “viver é um exercício constante de autoconhecimento e busca de novas ferramentas para potencializar nossos talentos e aptidões, pois a vida da mulher é por si só um eterno desafio de sobrevivência, seja no mercado de trabalho, no convívio social e até mesmo no seio familiar”, declarou Regina.

Ela acredita que somente o protagonismo feminino será capaz de vencer todas as amarras que insistem em negar o importante papel exercido pelas mulheres ao longo da história. “Com as garras de uma felina e a delicadeza das flores, nós mulheres somos imbatíveis na arte de lutar e não esmorecer jamais. Essas características são fundamentais na luta sindical.”

Para o mês da mulher, Regina Celia Nunes, professora, sindicalista e servidora, fala da origem ao amudurecimento das mulheres que alavancam o trabalho em favor do gênero, que, historicamente, foi tratado como secundário e, por vezes, subserviente:

“Parece ser um dom natural. A mulher já nasce com um substantivo que a acompanha durante toda a vida: luta. E aprendeu com esse substantivo a conjugar o verbo lutar. Lutar para conquistar espaço, lutar para conquistar direitos, lutar para ocupar espaço na sociedade, lutar para crescer em suas carreiras, lutar para ficar viva, etc. Lutar, lutar e lutar! Feliz ‘todos os dias’, mulheres guerreiras!”

Regina Celia Nunes

Secretária Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e Região Sudoeste de Minas Gerais – SEMPRE-SUDOESTE/MG

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.