Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2018 XII – Dezembro: Preparação para tempos difíceis, mas sem desânimo

No último mês de 2018, A FESERP-MG e os sindicatos filiados já se preparavam para enfrentar 2019, um ano que se anuncia como um dos mais difíceis das últimas décadas – mas sem nenhum traço de desânimo, como bem pregou o presidente nacional da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Antônio Neto, durante o Seminário de Uberlândia (fotos 1 a 4). “Nós, principalmente a classe trabalhadora, enfrentamos e derrotamos a Ditadura Militar. Não será uma Reforma (Trabalhista) e um governo federal que se anuncia danoso que vão nos derrubar”, afirmou o dirigente, citando uma resistência natural a esse estado de coisas: “Acreditamos e defendemos nossas propostas até 28 de outubro (data do segundo turno da eleição presidencial). No dia seguinte, começamos a deixar claro quais as propostas e a política que não queremos”.

Nesse Seminário, “Um ano de Reforma Trabalhista e os rumos do Sindicalismo” (que contou também com palestra da advogada e especialista em Direito Sindical Augusta de Raeffray Barbosa Gherardi), foi aprovada uma Moção de Repúdio contra o atraso no pagamento do décimo-salário, por parte das prefeituras e do Estado de Minas Gerais.

A FESERP-MG aproveitou o grande número de filiados presentes em Uberlândia para fazer a assembleia de prestação de contas da entidade (contabilidade aprovada por unanimidade) e anunciar medidas para enfrentar a atual realidade, entre elas o anúncio de venda de patrimônio da Federação, veículos e os moveis e utensílios que estava na recém-fechada sede de Belo Horizonte – sugestão também acatada por todos os presentes.

Outra ação bastante importante nesse sentido foi a parceria firmada pela FESERP-MG com a firma Sindicatos Online para recuperar direitos financeiros dos servidores. Os valores recuperáveis são aqueles indevidamente retidos nos salários há décadas relativos à contribuição previdenciária – Na foto 5, da esquerda para a direita: Fernando Freitas (da Sindicatos Online), Bruno Monteiro de Castro (da Monteiro de Castro Advogados), André Rodrigues (da Sindicatos Online), Cosme Nogueira (da FESERP-MG) e Ivan Expedito Catarina (vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora/SINSERPU-JF)

Também em dezembro, no dia 5, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teófilo Otoni (SINDISETO) promoveu uma reunião (foto 6) entre os vigilantes da Prefeitura e representantes da Secretaria Municipal de Administração, para esclarecer a apreensão dos trabalhadores em relação à possibilidade de extinção do cargo

Em Verdelândia, no dia 3, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIMUVER) abriu um canal de diálogo com o novo prefeito da cidade, Jarbas Soares Rocha (PSD) – que substituiu o cassado Wilton Madureira e com quem não havia possibilidade de conversa. Na foto 7, da esquerda para a direita: Wagner Fernandes (presidente do SINDIMUVER), prefeito Jarbas Rocha, Gilson Domingos Antunes, Isabel Mendes da Silva (respectivamente vice-presidente e secretária do Sindicato), Patrícia Dutra (advogada do Sindicato) e Randerson Diego Silva (departamento jurídico da Prefeitura).

Em Pirapora, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIPIRA), Ernaldina “Dina” Sousa Rodrigues, denunciou, no dia 8, a “irresponsabilidade da diretoria anterior”, que deixou uma enorme dívida trabalhista, quitada pela atual diretoria.

Em Ipanema, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanema e Região (SINSEPI) pediu, no dia 20 e oficialmente, a intervenção da Promotoria de Justiça da Comarca no sentido de obrigar a Prefeitura a pagar os salários dos profissionais da Educação. A diretoria da entidade (foto 8) ainda acusou a Administração Municipal de mentir sobre o assunto.

Em Patos de Minas, a diretoria reeleita do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (SINTRASP), encabeçada por Paulo Augusto Correa, tomou posse no dia 21 (foto 9).

Aproveitando o clima natalino, os sindicatos de Três Corações (SINDSERP-TC) e Pirapora (SINDIPIRA) distribuíram cestas de natal aos filiados (fotos 10 e 11). Em Uberlândia, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Municipal (SINTRASP) promoveu o “Natal Solidário”, uma campanha para arrecadar alimentos e brinquedos para os servidores de baixa renda. Confraternizações de fim de ano foram realizadas em Cambuquira (foto 12), Crisólita, Itabirito (foto 13) e Manhuaçu (foto 14),

O clima natalino não impediu, no entanto, que a FESERP-MG convocasse o dia 21, como o “Dia Estadual de Mobilização contra os atrasos constantes nos salários e também do décimo-terceiro” – com manifestações em várias cidades, entre elas Juiz de Fora (foto 15, durante a paralisação dos servidores da cidade, pelo pagamento do 13º salário) e Teófilo Otoni, onde o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISETO) promoveu uma manifestação na porta da Prefeitura (foto 16).

Em Juiz de Fora, os trabalhadores da EMPAV (a empresa de pavimentação da cidade) entraram em greve no dia anterior (foto 17) e só encerraram o movimento, após garantias do prefeito Antônio Almas (PSDB), no dia 28. Já os Servidores da Saúde, setores de urgência e emergência, decidiram pela paralisação, desde o dia 21 – com escala mínima de 30% e “ponto paralelo” -, realizaram uma grande passeata pelas ruas da cidade no dia 28 (foto 18) e só definem os rumos do movimento em assembleia no dia 3 de janeiro de 2019.

retrospectiva dezembro 2018 seminário 0 jpgretrospectiva dezembro 2018 seminário 3 jpg retrospectiva dezembro 2018 seminário 2 jpg retrospectiva dezembro 2018 semináriojpg

retrospectiva dezembro 2018 on line jpgretrospectiva dezembro 2018 Téofilo Otoniretrospectiva dezembro 2018 Verdelândiaretrospectiva dezembro 2018 Ipanema  jpgretrospectiva dezembro 2018 Patosretrospectiva dezembro 2018 Três coraçõesiretrospectiva dezembro 2018 Pirapora jpgretrospectiva dezembro 2018 Cambuquiraretrospectiva dezembro 2018 Itabirito  jpgretrospectiva dezembro 2018 Manhuaçu  jpgretrospectiva dezembro 2018 Juiz de Fora  jpgretrospectiva dezembro 2018 Teófilo Otoniretrospectiva dezembro 2018 empav  jpgretrospectiva dezembro 2018 saude  jpg

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.