Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2018 IX – Setembro: Atrasos nos salários levam a greves e protestos

Os atrasos sistemáticos nos salários – um desrespeito que “assombrou” os servidores no ano, principalmente no segundo semestre – produziu, em setembro, greves e protestos em Águas Formosas, Crisólita, Uberaba e Várzea da Palma.

Em Várzea da Palma, Indignados, entre outras coisas, com o parcelamento dos salários, prática que vinha desde junho, os servidores da rede municipal de ensino, coordenados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIPALMA-NORTE/MG), boicotaram, no dia 7, o tradicional Desfile Cívico em comemoração à independência do país, promovido pela Prefeitura.

Em Crisólita, por conta de um novo atraso no pagamento dos salários, os educadores da rede municipal de ensino fizeram uma nova greve e deixaram as salas de aulas vazias (foto 1) – a exemplo do que já ocorrera em agosto. A paralisação de setembro começou no dia 11 e durou 13 dias. Eles voltaram ao trabalho no dia 24, após a Prefeitura ter creditado o pagamento integral dos salários e depois de uma Assembleia (foto 2).

Greve também, iniciada no dia 12, em Águas Formosas (foto 3), dos servidores da Educação, professores e motoristas, em razão da irregularidade no pagamento dos salários, desde julho. Os trabalhadores só voltaram ao batente após uma reunião com o prefeito Alfeu Oliveira Amador Filho (PR), realizada no dia 21 (foto 4)

Em Uberaba, representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU) e dos Educadores do Município (SINDEMU) protocolaram, no dia 14, uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual com pedido de liminar para que a Prefeitura efetue o pagamento dos salários do funcionalismo em dia – na foto 5, os presidentes do SSPMU, Luís Carlos dos Santos, e do SINDEMU, Bruno Ferreira da Silva.

Em Belmiro Braga, apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa e Região (SINSERPU-MB), os servidores locais exigiram a realização de eleição para o Conselho de Administração do Fundo Previdenciário do funcionalismo local. Um abaixo-assinado com essa reivindicação foi entregue ao Ministério Público de Minas Gerais no dia 14.

Em Cambuquira, a atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDCAM), Claudia Helena Soares (foto 6), foi reeleita, no dia 18. A chapa recebeu todos os 111 votos das pessoas que comparecem ao pleito.

No dia 19, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA) firmou mais um convênio para beneficiar o servidor filiado. Dessa vez uma parceria firmada com o SICOOB, que possibilita a abertura de conta salário ou conta corrente e a chance da portabilidade do pagamento para a Cooperativa – na foto 7, da esquerda para a direita, a diretora Financeira do SINDIPIRA Leide Maria de Souza Ribeiro, a assessora do SICOOB Raiana Moraes do Nascimento, a presidente do Sindicato Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues e a gerente de Relacionamento da cooperativa Gisely Ferreira de Souza.

Em Esmeraldas, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINSERVES), Valéria Maria Lemos Gaspar e Ferreira, concluiu, em setembro, a reforma da sede da entidade: novos banheiros, pintura, letreiros e um belo jardim na entrada (fotos 8 a 11) – melhorias que custaram R$ 9,6 mil.

Ainda em setembro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT) – que engloba o funcionalismo das cidades de Aiuruoca, Cruzília, Heliodora e Natércia e é presidido por Luiz Claudio Ferreira Maciel (foto 12)   – conseguiu mais vitórias na Justiça, beneficiando os servidores de Cruzília. A primeira causa ganha diz respeito à revisão geral anual dos salários de 2017 e o segundo triunfo garantiu aos professores da rede municipal de ensino o recebimento, corrigido monetariamente, das diferenças salariais entre o que eles receberam efetivamente e o piso nacional do Magistério entre janeiro e junho de 2012.

No mês, a FESERP-MG incorporou mais um filiado em suas fileiras: o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Verdelândia (SINDIMUVER), criado a partir de uma assembleia (foto 13) realizada em fevereiro e oficializado em agosto. O primeiro presidente da entidade é Wagner Ribeiro Fernandes.

Em Janaúba, uma vitória dos departamentos jurídicos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDIJANA) e da FESERP-MG, que conseguiram na Justiça a devolução dos dias descontados de cerca de 100 grevistas (paralisação de agosto).

retrospectiva setembro 2018 Crisólitaretrospectiva setembro 2018 Crisólita 2retrospectiva setembro 2018 Aguasjpegretrospectiva setembro 2018 aguasretrospectiva setembro 2018 uberabaretrospectiva setembro 2018 cambuquiraretrospectiva setembro 2018 Piraporaretrospectiva setembro 2018 esmeraldas 4 retrospectiva setembro 2018 esmeraldas 3 retrospectiva setembro 2018 esmeraldas 2 retrospectiva setembro 2018 esmeraldasretrospectiva setembro 2018 Cruzíliaretrospectiva setembro 2018 verdelândia

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.