Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2017 XI – Novembro: Novos protestos contra a Reforma Trabalhista

Em novembro, no dia 10, aconteceram em todo o país novos protestos e mobilizações contra a Reforma Trabalhista. O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, esteve nos atos de Belo Horizonte (foto 1)

Em Juiz de Fora, a mobilização foi convocada pelo Fórum Sindical e Popular e contou com trabalhadores ligados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora/SINSERPU-JF (foto 2).

No dia 16, os protestos – com a participação da seccional mineira da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), representada pela secretária da Mulher Trabalhadora Lucimar Cândido de Souza (foto 3) – foram contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 181, que deu parecer favorável à proibição do aborto no país sem ressalvas para qualquer tipo de justificativa – entre elas estupro, risco à vida da mulher e bebês com má formação do cérebro.

Lucimar de Souza participou também, nos dias 23 e 24, de uma reunião da Secretaria Nacional da Mulher Trabalhadora da CSB (foto 4), quando foi iniciado o planejamento para o Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora, previsto para março de 2018.

No dia 18, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) começou a luta para preservar a atenção à infância, ao protocolar, no Ministério Público de Minas Gerais (foto 5), uma denúncia contra a Administração Municipal, questionando a legalidade de um edital de chamamento público da Secretaria de Educação. Para a entidade e de acordo com o edital nº 006/2017 (que seleciona organizações da Sociedade Civil que tenham interesse em atender crianças a partir dos quatro meses de idade na Educação Infantil) a Prefeitura está se esquivando do papel de oferecer serviços de creche para a população e transfere essa função para as instituições, mediante contrato de gestão.

Em São Sebastião do Paraíso, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SEMPRE/SSP) empossou, no dia 23, os representantes das comissões setoriais – grupos de trabalho onde serão tratados assuntos de interesse do funcionalismo: andamento de promoção automática, atrasos salariais, pagamento de horas extras, rescisões contratuais e situação do INPAR, entre outros.

No final do mês, Cosme Nogueira, representando a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) questionou, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), alguns pontos da Reforma Trabalhista. No dia 28, ele foi recebido pela chefe do Gabinete do Ministro Luís Roberto Barroso, Renata Saraiva (foto 6).

Também no final de novembro, uma delegação da FESERP-MG, composta por 13 sindicalistas (foto 7), participou, em Brasília (DF), do 24º Congresso Nacional da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil). Estiveram no evento Cosme Nogueira e representantes de sindicatos de servidores públicos municipais, ligados à FESERP-MG e escolhidos por regiões do Estado: Caparaó (Leandro dos Santos Belga, diretor do Sindicato de Manhuaçu); Centro-Oeste (Gelcira Cordeiro Vieira e Jéssica Teodoro Antônio, diretoras do Sindicato de Nova Serrana); Norte (Ernaldina “Dina” Sousa Silva Rodrigues e Ediany da Silva Santos, presidente e membro do Conselho Fiscal, respectivamente, do Sindicato de Pirapora); Sudoeste de Minas (Renato Ferreira Pinto, presidente do Sindicato de Arceburgo), Sul (Airton Ribeiro, presidente do Sindicato de Varginha); Zona da Mata (Francisco “Chiquinho” Carlos da Silva e Joaquim Tavares de Souza Neto, diretores do Sindicato de Juiz de Fora); Vale do Paraibuna (José Mauro de Souza, presidente do Sindicato de Matias Barbosa) e Vale do Mucuri (José Antônio Esteves Guedes e Mafran Colares Godinho, presidente e diretor, respectivamente, do Sindicato de Teófilo Otoni), além do funcionário da FESERP-MG, Peterson Gonçalves Ferreira.

Na ocasião, Cosme Nogueira e os presidentes dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Uberlândia, Naara Bernardelli Rezende, e Varginha, Airton Ribeiro, foram eleitos para a nova direção da CSPB e exercerão os cargos, respectivamente, de diretor-adjunto financeiro, secretária executiva-adjunta de Assuntos de Educação e Cultura e diretor-adjunto de Assuntos Intersindicais.

A delegação da FESERP-MG aproveitou a estada em Brasília para diversas outras atividades: reunião, ao lado de representantes de todas as centrais sindicais, com o presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia (DEM) e vários deputados federais, para pedir ao comandante da Casa que não coloque em votação a Reforma da Previdência (foto 8); reunião com o deputado federal Júlio Delgado, líder do PSB na Câmara (foto 9), e encontro com a coordenadora nacional da “Auditoria Cidadão da Dívida” (um grupo de estudos que denuncia os falsos argumentos sobre a dívida pública) Maria Lúcia Fattorelli (foto 10) – na oportunidade, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, reafirmou o apoio à causa.

Ainda em novembro, no dia 10, Cosme Nogueira recebeu o título de Cidadão Honorário de Leopoldina (foto 11) – iniciativa do vereador e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leopoldina Rosalvo Flauzino (falecido em julho).

retros novembro BHretros novembro Juiz de Foraretros novembro Juiz de Fora 2retros novembro São Pauloretros novembro Juiz de Fora 3retros novembro Brasíliaretros novembro cspbretros novembro cspb 2retros novembro cspb 3retros novembro cspb 4retros novembro Leopoldina

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.