Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2017 X – Outubro: Greve duradoura e apoio a outras causas

Convocados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras (SISPMUL), Os servidores da cidade passaram praticamente todo o mês de outubro na luta contra o Projeto de Lei enviado à Câmara que piorava sensivelmente o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do funcionalismo. Logo no dia 2, eles fizeram uma passeata no centro da cidade (foto 1), um ato em frente à Câmara e, posteriormente, acompanharam a sessão do Legislativo. Deu resultado: a votação foi adiada para o dia 9.

No dia 4, o presidente do SISPMUL, Euisles “Willian” Rodrigues, e dois diretores do Sindicato foram impedidos de entrar no pátio da Prefeitura, onde conversariam com os servidores (foto 2)

Nesse clima, e com os direitos ameaçados, a greve se tornou inevitável e começou no dia 16. Menos de 8 horas após o início do movimento, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, intermediou uma inédita reunião aberta e pública com o prefeito da cidade, José Cherem/PSD (foto 3), que se comprometeu a retirar o Projeto de Lei enviado pelo Executivo à Câmara, suspendendo a greve.

A suspensão durou até o dia 30, quando diante da indefinição do Executivo, os servidores resolveram retornar à greve (foto 4) – também no dia 31 (foto 5).

Em Pirapora, no dia 2, em reunião (foto 6), a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA) apresentou à Administração Municipal uma série de reivindicações.

Em Janaúba, no dia 5, uma tragédia sem precedentes: Nove crianças e três adultos morreram queimadas depois que um vigia de uma creche municipal jogou gasolina nelas, inclusive nele mesmo, e ateou fogo.

Causou grande consternação e dor também a morte, no dia 21, de Márcio Henrique Alvarenga Pimentel (foto 7) um dos fundadores da FESERP-MG, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Leopoldina e vice-prefeito da cidade.

Em Teófilo Otoni, no dia 5, a Chapa 1, da atual diretoria e apoiada pela FESERP-MG/CSB, venceu as eleições no Sindicato dos Servidores, com 81,6% dos votos (foto 8). A posse dos eleitos (foto 9) foi no dia 30.

No dia 6, os servidores públicos municipais de Juiz de Fora paralisaram suas atividades, em protesto contra a morosidade das negociações com a Prefeitura (foto 10). Deu resultado e um uma nova reunião com a Administração Municipal foi marcada para o dia 11.

Os servidores da Cesama/Juiz de Fora, coordenados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água (SINAGUA), também paralisaram suas atividades, em dois momentos de outubro, nos dias 18 (foto 11) e 25 (foto 12) – em protesto contra a proposta da companhia de parcelar em sete vezes o reajuste anual.

Em Matias Barbosa, através de uma ação movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa e Região (SINSERPU-MB), presidido por José Mauro de Souza (foto 13), o funcionalismo local teve acesso ao saldo do FGTS, junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O impasse criado tinha a ver com a recente mudança, imposta pelo Executivo e Legislativo, do regime dos servidores (de celetistas para estatutários), em março.

Em Cruzília, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Mantiqueira (SISMANT) – que engloba o funcionalismo das cidades de Aiuruoca, Cruzília, Heliodora e Natércia e é presidido por Luiz Claudio Ferreira Maciel – deu inicio ao projeto de instalação da Farmácia do Servidor (foto 14).

No último dia do mês, a FESERP-MG, a CSB e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) apoiaram a manifestação dos enfermeiros de Juiz de Fora (foto 15) a favor da manutenção da Portaria 2488, que permite aos enfermeiros requisitar exames e, com isso, faz com que a engrenagem do SUS (Sistema Único de Saúde), na ponta do processo, penda para os pacientes mais necessitados. A Portaria chegou a ser suspensa e foi retomada (via judicial).

Em outubro, duas novas filiações à FESERP-MG e à CSB: dos sindicatos dos servidores públicos municipais de Mário Campos (no dia 4, foto 16) e de Caratinga (no dia 9, foto 17).

retros outubrr 2017 Lavrasretros outubrr 2017 lavras 2jpgretros outubrr 2017 lavras 3jpgretros outubrr 2017 lavras 4jpgretros outubrr 2017 lavras 5jpgretros outubrr 2017 Piraporaretros outubrr 2017 Leopoldina 2jpgretros outubrr 2017 Teófilo Otoni 2jpgretros outubrr 2017 Teófilo Otoni 3jpgretros outubrr 2017 Juiz de Fora 2jpgretros outubrr 2017 sinagua 2jpgretros outubrr 2017 sinagua 3jpg???????????????????????retros outubrr 2017 Cruzilia 2jpgretros outubrr 2017 enfermeiros 2jpgretros outubrr 2017 Mário Camposretros outubrr 2017 Caratinga 2jpg

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.