Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2017 IX – Setembro: Congresso Estadual da CSB consagra a FESERP-MG

Setembro foi o mês do Congresso Estadual da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiro), realizado em Belo Horizonte, entre os dias 12 e 15 e que consagrou a FESERP-MG, elegendo Cosme Nogueira presidente e mais 30 sindicalistas ligados à Federação para a diretoria da seccional mineira da entidade: Priscila Miranda Xavier (Itabira), Agnaldo Jaílson de Almeida, Amarildo Romanazzi, Antonio Carlos de Sant Ana, Deise da Silva Medeiros, Ivan Expedito Catarina, Jairo César Rodrigues, Lucimar Cândido de Souza, Luiz Gustavo Mateus Nascimento e Vanilson Gomes de Oliveira (Juiz de Fora), Euisles Rodrigues da Silva (Lavras), Célia “Celinha” Robert Tavares (Leopoldina), Calmelícia Antonia da Silva (Mateus Leme), José Mauro de Souza (Matias Barbosa), Eliezer José da Costa (Nepomuceno), Jéssica Antônio Teodoro (Nova Serrana), Ernaldina Sousa Silva Rodrigues (Pirapora), Maria Rejane Tenório, Rildo Domingos, Lucia Neide de Oliveira Pereira (São Sebastião do Paraíso), Adriana Lima Camargo, Maria Elizabeth Sena Duarte (Teófilo Otoni), Claudio Borges do Espírito Santo (Varginha), Renato Ferreira Pinto (Arceburgo), Elizandro José Pinto da Silva (Carmo do Paranaíba), Deise Aparecida Silva Rocha (Monte Belo), Carlos Alberto Lucas (Carandaí), Rogério Rodrigues de Melo (Barroso), Denise Aparecida Moura (Ponte Nova) e Ana Claudia Gurgel Fernandes (Guaxupé).

O Congresso teve 11 palestras (a partir da abertura, sobre a “Política de Desenvolvimento Nacional” e a cargo do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes) abordando temas como “História do Movimento Progressista Brasileiro”, “Redes sociais e comunicação sindical”, “O papel das entidades sindicais e os servidores públicos”, “Ações coletivas pelos sindicatos”, “Terceirização”, “Política sindical”, “Oratória sindical”, “Reforma Trabalhista e precarização do trabalho”, “Assédio moral” e “Negociação coletiva”.

(fotos 1 a 5) Veja outras fotos e todas as palestras do Congresso no site da Federação (www.feserpmg.com.br).

Paralelamente, a Central promoveu, no mesmo local do Congresso (Hotel Ouro Minas) o I Seminário Jurídico da CSB sobre a Reforma Trabalhista – com a participação de vários assessores jurídicos dos sindicatos ligados à FESERP-MG (foto 6).

Os servidores públicos municipais de Três Corações protestaram contra o descaso da Administração Municipal, com paralisação das atividades no dia 5 e passeata pelas ruas da cidade (foto 7), nos dias 5 e 6. Os motivos de tanta insatisfação, explicados pela presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSERP-TC), Lucia Maria Felipe: há anos o funcionalismo não tem um ganho real, acima da inflação, em seus salários; o pagamento do ticket-alimentação não tem sido feito regularmente, servidores, principalmente aposentados, em situação de extrema pobreza, e com os seus poucos direitos sendo retirados gradativamente; não há condições ideais de trabalho, pois em muitos casos o servidor efetivo está sendo colocado em setores onde não tem como desenvolver bem a sua função, para a qual realizou o concurso público.

Em setembro, graças à luta e ao empenho do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ipanema e Região (SINSEPI) uma pendência de 21 anos chegou ao fim: o não pagamento pelo município do 13º salário do funcionalismo de 1996 – a causa estava na Justiça desde 2003. No dia 12, uma reunião entre os sindicalistas e a Administração Municipal (foto 8) fechou a questão e a dívida está sendo paga desde então.

Em Teófilo Otoni, a Justiça legitimou a Diretoria do Sindicato e condenou adversários por litigância de má-fé, por quererem impugnar um processo eleitoral (o de 2013) absolutamente legítimo – isso abriu caminho para a estrondosa vitória nas eleições de outubro.

Em Arceburgo, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Renato Ferreira Pinto (foto 9) fechou acordo com a Prefeitura para a cessão de um espaço, terreno e salão com capacidade para receber cerca de 400 pessoas, para uso do funcionalismo da cidade.

Quem já investiu num local de convivência para os trabalhadores foi o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Buritizeiro (SINDIBURI), presidido por Edson Mendes dos Santos. O “Espaço do Servidor” (foto 10), um amplo e confortável salão, tem capacidade para 500 pessoas. .

Em São Romão, no dia 19, uma histórica assembleia (foto 11) confirmou a criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Romão, que já nasceu filiado à FESERP-MG e à CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros).

Perto dali, em Pirapora, no dia 20, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e o assessor jurídico da Federação, Eldbrendo Monteiro (acompanhados das diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Serrana/SISNOVA Gelcira Cordeiro Vieira e Jéssica Teodoro Antônio Teodoro) participaram de uma série de reuniões com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA) para tratar das demandas do funcionalismo local (foto 12).

???????????????????????????????retros setembro congresso 4 ??????????????????????????????? retros setembro congresso 3 retros setembro congresso 2retros setembro seminário 1retros setembro três coraçõesretros setembro Ipanema 1retros setembro Arceburgo 1retros setembro Buritizeiro 1retros setembro São Romão 1retros setembro Pirapora

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.