Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Em Gurinhatã, relembrando a histórica greve de 2016

(Gurinhatã – MG) – O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, esteve em Gurinhatã, na tarde de sábado (9 de dezembro). A visita, de cortesia, serviu para lembrar a histórica greve de setembro de 2016. Segundo relatos do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Gurinhatã (SINTRASPG), José Batista Xavier, e do vereador da cidade Marcos Antônio Batista Xavier Carlos aquele movimento “mudou a história de Gurinhatã”, pois seus reflexos “até hoje são sentidos na cidade, inclusive tendo decidido a eleição municipal daquele ano”. Para Cosme Nogueira, “aquela greve provou que a luta, coesa, por uma causa justa sempre dá resultado”. Na ocasião, além de manifestações na cidade, a FESERP-MG, com o apoio da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), disponibilizou um ônibus para o deslocamento de servidores de Gurinhatã para Ituiutaba, cidade vizinha e onde seria julgada a ação dos trabalhadores.

Naquele ano, os servidores municipais de Gurinhatã estavam, desde março, insatisfeitos principalmente com a irregularidade na escala de pagamento dos salários. No final de junho, eles cruzaram os braços, mas a greve foi interrompida depois de (falsas) promessas da Administração Municipal de que tudo seria regularizado. Como nada foi feito, uma segunda greve começou no dia 21 de setembro e gerou um efeito imediato, embora insuficiente: a Administração Municipal depositou 25% dos salários de julho (antes da greve apenas 40% estavam quitados). No dia seguinte, 22 de setembro, a atividade dos grevistas foi a ida a Ituiutaba (sede da Comarca) para protestar contra os três meses de salários atrasados e conferir a decisão da Justiça, que veio, totalmente favorável, pois a juíza Vanessa Guimarães da Costa Vedovotto determinou que o então prefeito da cidade, Willian Damasceno de Araújo, pagasse os salários atrasados dos servidores.

Na visita deste sábado, Cosme Nogueira estava acompanhado do vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Ivan Expedito Catarina, e da assessora especial da Federação para a Região, Alessandra Ramos Braga.

Na próxima sexta-feira (15 de dezembro), José Batista Xavier, recentemente reeleito, toma posse para mais um mandato à frente do SINTRASPG.

Na foto principal, da esquerda para a direita, Ivan Catarina, Alessandra Braga, José Xavier, Cosme Nogueira e Marcos Xavier

Pirapora.Campina Verde Gurinhata 033Pirapora.Campina Verde Gurinhata 031

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.