Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Servidores de Lavras param e prefeito retira Projeto que piora o Plano de Cargos e Salários

(Lavras – MG) – Um resultado imediato e extremamente satisfatório. Menos de 8 horas após o início da greve dos servidores de Lavras, o prefeito da cidade, José Cherem (PSD), em inédita reunião aberta e pública com os grevistas retirou o Projeto de Lei enviado pelo Executivo à Câmara cujo teor prejudica os trabalhadores, ao piorar sensivelmente o Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores. “Uma vitória extraordinária do funcionalismo, que, coordenados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Lavras (SISPMUL), havia iniciado uma paralisação no início da manhã. Foi uma demonstração de força e do quanto a união e a luta podem fazer diferença”, contou o presidente da FESERP-MG e da seccional Minas Gerais da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Cosme Nogueira, presente na cidade. “Suspendemos a greve até a noite, quando a matéria seria apreciada pelos vereadores e agora será retirada pelo Executivo. A vitória é de todos”, exultou o presidente do SISPMUL, Euisles “Willian” Rodrigues.

A parte da manhã desta segunda-feira (16 de outubro) foi consumida com mobilizações e reuniões entre a diretoria do SISPMUL e os servidores. No início da tarde, com carro de som, os grevistas faziam uma manifestação na porta da prefeitura, quando, pelo microfone, o prefeito municipal foi convidado a sair do seu gabinete e vir à rua conversar com os servidores em greve. E ele veio, acompanhado da secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cristiane Vitorino. Durante cerca de uma hora aconteceu um inédito debate. Democraticamente, os dois lados puderam expor seus pontos de vista, mediados pela FESERP-MG (através do presidente Cosme Nogueira e o diretor financeiro Airton Ribeiro, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Varginha). O prefeito José Cherem argumentou que o Projeto de Lei em questão não é prejudicial aos trabalhadores, mas a sua tese não foi aceita pelos servidores, que pediram então que a matéria fosse retirada da Câmara. O prefeito cedeu e ele mesmo sugeriu a realização de uma Audiência Pública sobre o tema – uma das reivindicações do Sindicato – já marcada para o dia 25. Antes disso (outra vitória do SISPMUL) será formada uma Comissão, com pelo menos um representante de cada categoria para análise das alterações propostas.

Entre essas alterações estão a retirada de benefícios como os vintenários e os trintenários, maiores obstáculos para a concessão das férias-prêmio e aumento no tempo de progressão de carreira. Além disso, incomoda ao Sindicato a possibilidade prevista de não participar da comissão permanente de avaliação de desempenho.

O SISPMUL e a FESERP-MG aproveitaram o contato direto com o prefeito para outras três reivindicações: reajuste salarial (foi concedido até agora apenas o ridículo índice de 0,01%), o abono do dia parado desta segunda-feira e o fim de práticas antissindicais por parte da Prefeitura (como, por exemplo, a ocorrida no início do mês, quando o presidente do Sindicato foi impedido de entrar na Prefeitura).

Além de Cosme Nogueira e Airton Ribeiro estiveram em Lavras, para dar apoio aos companheiros locais, o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) Ivan Expedito Catarina, as diretoras do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Serrana (SISNOVA), Gelcira Cordeiro Vieira e Jéssica Teodoro, e o funcionário da FESERP-MG em Juiz de Fora Peterson Gonçalves Ferreira.

Lavras 005Lavras 007Lavras 016 Lavras 012Lavras 013Lavras 022 Lavras 018Lavras 025Lavras 028Lavras 033Lavras 039Lavras 045 Lavras 041Lavras 048Lavras 053Lavras 067Lavras 073Lavras 076Lavras 079Lavras 082Lavras 085Lavras 091Lavras 108Lavras 109Lavras 115Lavras 121Lavras 133Lavras 140

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.