Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

FESERP-MG e CSB presentes no Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU

(Rio de Janeiro -RJ) – A FESERP-MG e a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) estão marcando presença no 3° Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU (Movimento Negro Unificado), que acontece de sexta-feira a domingo (9 a 11 de junho), no Rio de Janeiro, na sede do SINDSPREV, na Lapa. Na abertura do evento, na noite desta sexta-feira, a presidente da CSB no Rio, Maria Bárbara da Costa, destacou o papel da Central no contexto atual do país. “Estamos vivendo momentos de opressão, com reformas (as propostas do Governo Federal) inaceitáveis. A Reforma Trabalhista, “da degola”, e a da Previdência, a do “Pé na Cova”, estão devolvendo o país aos tempos da escravidão. Mas, não podemos aceitar isso de maneira alguma. A população brasileira – e a negra, que representa 53% do contingente populacional do país -, precisa e vai reagir. Vai exigir a paralisação desse processo das reformas e a saída do presidente Michel Temer”, discursou ela, que também exerce as funções de Secretária de Saúde na Diretoria Executiva da CSB e de presidente do SEESSP/RJ (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio de Janeiro).
          Pela FESERP-MG participaram os diretores Jairo Cesar Rodrigues e Regis de Oliveira e o funcionário da Federação em Juiz de Fora, Peterson Gonçalves Ferreira. Também se faz presente no Encontro uma delegação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), com os sindicalistas Fernanda Oliveira Carvalho, Ivan Expedito Catarina, Paulo Azarias e Saionara Apolinário..
         Em nota enviada aos organizadores do Encontro, a diretoria da FESERP-MG, além de desejar sucesso e boas discussões, lembra que “desde a sua fundação, a FESERP-MG adota em seus princípios – norteados pela coragem, a determinação e a transparência – um profundo respeito pelas causas justas, como são as do MNU, que desde muito tempo (desde 1978 para ser mais preciso – há 39 anos, portanto), reage firmemente contra toda e qualquer violência racial”.
.
A programação do III Encontro Nacional de Sindicalistas do MNU, também com a presença de representantes de outras centrais sindicais, e com o tema “Os desafios do povo negro diante das ameaças das reformas da Previdência e trabalhista e do desmonte do Estado Brasileiro”;
■ 09/06 (sexta-feira)
● 16h00 – início do Credenciamento
● 18h00 – Atividade Cultural
● 18h30 – Mesa de Abertura – entidades sindicais
● 19h30 – Painel – Brasil no Século 21: desafios da classe trabalhadora num ambiente de golpe e de recrudescimento do racismo!
● 21h30 – Coquetel
■10/06 (sábado)
● 08h30 – Quatro décadas de MNU: Muitas histórias pra contar
●11h00 – Mulher negra, mundo do trabalho e sindicalismo
●12h30 – Almoço
●14h00 – Juventude negra, mundo do trabalho e sindicalismo
●15h30 – LGBT, mundo do trabalho e sindicalismo
● 17h00 – Movimento sindical numa conjuntura de golpe
●19h30 – Jantar – Atividade Cultural
■11/06 (domingo)
● 08h30 – Estruturação e consolidação da organização dos sindicalistas no MNU
●11h30 – Congresso Nacional do MNU: construindo a participação dos/as militantes sindicalistas
● 13h00 – Leitura e Aprovação da Carta do Rio de Janeiro
● 13h30 – Encerramento
MNU Rio 9.6.17 016
MNU Rio 9.6.17 012
MNU Rio 9.6.17 029
MNU Rio 9.6.17 027

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.