Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Diretores da FESERP-MG mostram preocupação com a Reforma da Previdência

(São Paulo – SP) – Diretores da FESERP-MG (o presidente Cosme Nogueira e os diretores financeiros Amarildo Romanazzi da Fonseca, de Juiz de Fora, e Airton Ribeiro, de Varginha) que estão participando, em São Paulo (SP), de um Seminário sobre a Reforma da Previdência não esconderam a preocupação com o tema. Durante o evento eles levantaram outras questões danosas para o futuro do trabalhador brasileiro, além das amplamente divulgadas: o aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para se aposentar, a unificação das regras para homens e mulheres, a não distinção entre trabalhadores urbanos e rurais e entre aqueles que trabalham instituições públicas e privadas, a proibição de acúmulo de benefícios e as mudanças no cálculo da pensões.

Para Cosme Nogueira, por exemplo, um “efeito colateral” da reforma da Previdência se fará sentir nos jovens que estão entrando ou vão entrar em breve no mercado de trabalho. “É um fator preocupante e alguma coisa tem que ser feita pensando neles. O tempo para a aposentadoria é tão grande que eles se sentiram desestimulados a contribuir com a Previdência”, disse. A preocupação de Airton Ribeiro é com o aumento do desemprego, pois, conforme argumentou, “com a possibilidade das pessoas se aposentaram cada vez mais tarde, postos de trabalho não surgirão”. Já o foco de Amarildo Romanazzi é com os institutos de previdências próprios, e uma maneira de fortalecer os existentes nas administrações municipais, em benefício do servidor.

Nesta terça-feira (7 de fevereiro), primeiro dia do Seminário, três palestras: “A Seguridade Social e a Previdência: Atribuições e Fontes de Financiamento”, por Luciano Fazio, consultor, e Vilson Antônio Romero, da Anfip; “Contexto e Motivação da Reforma da Previdência”, por Eduardo Fagnani, da Unicamp, e Frederico Melo, do DIEESE e “A PEC 287, Conteúdo, Impacto Geral e Tramitação”, por Fátima Guerra, do DIEESE, e Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), do Diap – na foto 1, o palestrante com Cosme Nogueira, Amarildo Romanazzi e Airton Ribeiro.
Nesta quarta-feira (8 de fevereiro), mais palestras: às 9h, “A PEC e os Impactos nos Diversos Segmentos Populacionais: Servidores, Professores, Mulheres e Rurais”, por Jane Berwanger, do IBDP, e Evandro Morello, da Contag e Joana Mustafa, do Ipea; às 14h, “Experiências de Reforma Previdenciária na América Latina”, por Fábio Dura, do Departamento de Proteção Social de Genebra, da OIT e Peter Poschen, diretor da OIT no Brasil e “Reforma da Previdência: A Ação das Centrais”, por Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do DIEESE.

O Seminário está sendo organizado pelo DIEESE e todas as centrais sindicais do país: CSB (entidade da qual a FESERP-MG é filiada), CGTB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, ns Força Sindical, Intersindical, Nova Central e UGT.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.