Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Sindicalistas ligados à FESERP-MG participam de curso promovido pela CSB

(Guarulhos – SP) – Teve início, na manhã desta segunda-feira (7 de novembro), o Curso de Formação Política e Sindical da CSB. Em parceria com a EXCOLA – Escola de Excelência em Formação Social, a iniciativa visa fortalecer as lideranças nacionais e está focado em oferecer aos dirigentes preparo político e ideológico. O curso permite entender o processo histórico brasileiro e suas consequências no dia a dia da classe operária, além de apresentar métodos eficazes de gestão e contabilidade sindical. Sindicalistas ligados à FESERP-MG estão presentes, representantes das cidades de Carandaí (Carlos Alberto Lucas), Governador Valadares (Waldecir Morais da Silva e Claudio Muller), Ijaci (Adrienne Alvarenga e Mirene Lopes Morais), Juiz de Fora (Antônio Carlos Sant’Ana e Ivan Expedito Catarina), Lavras (Euisles Rodrigues), Nova Rezende ((Almir Brito Correia), Nova Serrana (Sônia Maria de Jesus e Gelcira Vieira Cordeiro), Oliveira (Weder Consolação Aparecido Soares), São Sebastião do Paraíso (Maria Rejane Tenório e Rildo Domingos), Teófilo Otoni  (Maria Elizabeth Sena e Luzia Marques) e Varginha (Airton Ribeiro). O presidente da Federação, Cosme Nogueira, participou da abertura do curso.

A forma mais adequada de interferir e mudar a vida do trabalhador é por meio da qualificação daqueles que atuam em favor de seus direitos – os dirigentes sindicais. Por isso, favorecer a qualificação é um dos princípios ideológicos da Central dos Sindicatos Brasileiros. Pioneiro, o Curso de Formação foi apresentado por Antonio Neto como a concretização de um desejo constante, idealizado e construído pela Central nos últimos anos. “Estou profundamente emocionado porque estamos dando início a um sonho antigo. Quando criamos a CSB, nós dissemos que um dos principais objetivos ia ser capacitar nossos dirigentes. Por isso, o que nós pudermos investir em formação, nós vamos fazer. Esse é o nosso papel”, afirmou Neto.

Na abertura do evento, o presidente da CSB destacou a importância de investir em conhecimento e especialização. Segundo o dirigente, preparar as lideranças para as lutas em defesa da classe trabalhadora é ferramenta fundamental para o fortalecimento dos sindicatos, e, principalmente, para a melhoria das condições de vida dos trabalhadores brasileiros.

José Avelino Pereira – o Chinelo –, reafirmou a necessidade de formação. Mais do que um curso, o projeto irá oferecer uma imersão no universo político e trabalhista do País. Além das aulas matinais e vespertinas, os dirigentes poderão, ao final do dia, assistir a filmes relacionados aos temas ministrados. “Quando decidimos construir a CSB, uma das nossas propostas pelo Brasil era trabalhar muito na qualificação dos nossos dirigentes. Ao final desses cinco dias, certamente sairemos daqui muito diferente do que chegamos hoje”, completou o vice-presidente da CSB.

Refletir sobre as questões políticas e sociais que culminaram na criação, desenvolvimento e fortalecimento dos movimentos sindicais é fundamental. Ao conhecer os principais pontos da história do Brasil sob a ótima trabalhista, obtém-se uma importante ferramenta de luta, capaz de ampliar o enfrentamento dos sindicatos. Alvaro Egea, secretário-geral da CSB, ressaltou a importância da contextualização histórica na conquista de novos desafios. “Além da gestão sindical, o principal tema que devemos resgatar nesse curso é a questão da história política do País. Em um momento de transformações, é importante que a gente entenda o contexto brasileiro. A CSB cumpre seu objetivo estratégico de formação e capacitação política e sindical, mas também encara os desafios e luta por questões fundamentais, como a retomada do emprego”, explicou.

Realizado entre os dias 7 e 11 de novembro, o curso possui três módulos – Trabalhismo, Estrutura Sindical e História, Contabilidade e Capacitação Sindical. As aulas abordam temas como administração, estudo jurisprudencial, estatuto, democracia e função sindical. Idealizado desde a criação da Central, é pioneiro na especialização política e sindical dos dirigentes. Cosme Nogueira, secretário de formação sindical da CSB, agradeceu o apoio e reafirmou a posição da Central em favor da qualificação – “queria agradecer a todos pelo empenho em proporcionar esse curso. Apostar na formação das nossas lideranças é um compromisso da CSB”, destacou.

Fonte: site da CSB

Curso CSB Guarulhos 2 Curso CSB Guarulhos 1 Curso CSB Guarulhos 4 Curso CSB Guarulhos 3 Curso CSB Guarulhos 5 Curso CSB Guarulhos 0 Curso CSB Guarulhos 01 Curso CSB Guarulhos 02

 

Curso CSB Guarulhos 2 dia 4 Curso CSB Guarulhos 2 dia 3 Curso CSB Guarulhos 2 dia 2 Curso CSB Guarulhos 2 dia 1

 

Curso CSB Guarulhos 6jpg

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.