Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

CSB realiza curso de Formação Política e Sindical para capacitar dirigentes filiados

A CSB (Central dos Sindicatos Filiados) – entidade da qual a FESERP-MG é filiada – realizará, entre 6 e 11 de novembro, um curso de Formação Política e Sindical, com o objetivo de ampliar o nível de qualificação dos dirigentes dos sindicatos filiados. Nesta primeira a etapa, serão três turmas com um total de 99 alunos.

Os alunos se revezarão para que, ao final do período de cinco dias de aulas, todos tenham participado de três diferentes módulos. O primeiro deles incluirá aulas sobre Trabalhismo, Estrutura Sindical e História, com um conteúdo que abordará temas relacionados à formação do movimento sindical no Brasil e sua estruturação ao longo dos anos.

O segundo módulo, em parceria com o Centro de Formação Excola, será o de Capacitação Sindical, com aulas sobre Estatuto Sindical; Fatores Econômicos e Sindicalismo; Democracia, Liberdade e Função Sindicais; Organização Sindical Brasileira e Proteção de Dirigentes Sindicais. Por fim, o terceiro módulo será exclusivo para abordar a Contabilidade Sindical, apresentando noções sobre Custeio Sindical, Contabilidade Sindical, Administração Sindical e Estudo Jurisprudencial.

São assuntos que, embora façam parte do dia a dia de todos os sindicatos, nem sempre são de amplo conhecimento daqueles que atuam nas entidades. Com essa capacitação, a CSB pretende elevar o nível dos dirigentes, o que também causará reflexos positivos na representatividade dos trabalhadores.

O curso ocorrerá no Hotel Matiz, em Guarulhos (SP). As inscrições podem ser feitas através do site da CSB .

Projeto piloto

As primeiras turmas do curso também servirão para que a CSB possa testar na prática o conteúdo e a metodologia de formação sindical, o que auxiliará a Central a criar uma base para iniciativas semelhantes que serão disponibilizadas em todo o País.

A ideia é que, após esse projeto piloto, seja criada uma grade de formação permanente, o que permitirá à CSB ministrar os cursos nos estados e, com isso, atingir um número maior de dirigentes sindicais.

Despesas e traslado

As despesas de locomoção ficarão por conta de cada entidade. O número de inscritos é limitado em dois dirigentes para cada entidade filiada. O não comparecimento do dirigente inscrito resultará no ressarcimento de todas as despesas estimadas por aluno.

Na chegada a São Paulo pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Hotel Matiz oferece um serviço de transporte gratuito. O passageiro precisa apenas comparecer ao ponto de encontro localizado no Terminal 2 Leste – Asa D, no piso de desembarque. No trajeto de volta até o aeroporto, o horário para o transfer deve ser agendado diretamente na recepção do hotel.

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL DA CSB

Data: 6 a 11 de novembro de 2016

Horas/aula: 36 horas

Público: 99 alunos

Turmas: 3

Local: Hotel Matiz Guarulhos – Rua Pedro de Toledo, 1000 – Jardim Santa Lídia, Guarulhos – SP

Inscrições: No site da CSB (clique aqui) apenas para dirigentes dos sindicatos filiados. Para promover a inscrição é necessário inserir o CNPJ da entidade e senha que será enviada para cada sindicato filiado.

Cursos

– Trabalhismo, Estrutura Sindical e História – CSB

– Capacitação Sindical – O curso aborda conteúdos de economia, contabilidade, direito coletivo e prática sindical – Excola

– Contabilidade Sindical – Excola

Programação

6 de novembro

Credenciamento

7 de novembro

8h – Abertura do curso

Apresentação – Antonio Neto

9h – Início

Desenvolvimento das aulas: das 8h às 18 h

Período noturno – Vídeos

11 de novembro

15h – Encerramento

FONTE: Site da CSB

Curso CSB novembro

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.