Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

FESERP-MG participa de Audiência na Assembleia Legislativa sobre situação de caos em S.S. do Paraíso

(Belo Horizonte – MG) – O presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, foi um dos convidados da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para uma Audiência Pública sobre a situação caótica pela qual passa o município de São Sebastião do Paraíso, vítima de atitudes desastrosas – e consideradas por muitos insanas – do prefeito Rêmulo Aloise (PMDB). A reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (6 de julho). “O que está acontecendo na cidade é um problema de gestão, mas a isso se juntam práticas antisindicais, por parte da prefeitura, inaceitáveis. O prefeito quer amedrontar, constranger o sindicato e os servidores grevistas, mas não conseguirá”, disse o dirigente da Federação. Na oportunidade, Cosme Nogueira anunciou que o Departamento Jurídico da FESERP-MG já entrou na Justiça para garantir a normalidade das coisas e os direitos dos servidores; “Pedimos a anulação dos atos recentes da Administração Municipal, como a suspensão dos servidores grevistas, com a intermediação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”. À imprensa da ALMG ele acrescentou que a legalidade do movimento grevista também é um ponto do qual os trabalhadores vão fazer questão, mas que  novos possíveis acordos com o prefeito terão que ser feitos na Justiça, já que ele já  mostrou “não ser bom de palavra”, uma vez que descumpriu grande parte do acertado após a greve vitoriosa de maio. Destacou ainda que essas cenas de assédio moral, de práticas antisindicais e de tentativa de retirada de direitos não são, infelizmente, “privilégio” de São Sebastião do Paraíso, e está sendo registrado em várias cidades ligadas à FESERP-MG.

Cerca de 90 servidores, vindos diretamente de São Sebastião do Paraíso (de ônibus – um deles disponibilizado pela CSB-Central dos Sindicatos Brasileiros), participaram da Audiência Pública – e eles tiveram apoio ainda de sindicalista de outras cidades, como Carmo do Rio Claro e Ribeirão das Neves. O proponente da reunião, deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) abriu os trabalhos reputando como “extremamente grave” a situação na cidade. “O prefeito é acusado de não repassar cerca de R$ 2,7 milhões de recursos federais destinados à Santa Casa local, que vive uma grave crise financeira e corre o risco de ser fechada. Ao ser cobrado, o prefeito ameaçou de morte uma diretora e disse não se importar com as pessoas que poderão morrer por falta de atendimento médico”, disse. O parlamentar acrescentou informações sobre a situação do servidor: “Os salários não estão sendo pagos em dia, e a falta de compromisso do prefeito com o funcionalismo está prejudicando, principalmente, os aposentados. Recebemos informações de que há aposentados catando material reciclável para sobreviver”.

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso (SEMPRE-SSP), Maria Rejane Tenório, acrescentou dados a esse quadro desolador: “Nós temos o atraso na folha de pagamento tanto dos ativos, quanto dos aposentados; horas-extras, porque faz mais de ano que não se paga hora extra, e a Prefeitura ainda força o servidor a continuar prestando serviços extras; nós temos a questão das rescisões contratuais, pois existem trabalhadores que foram demitidos ou pediram demissão há três anos, e ainda não receberam o acerto de contas…”, enumerou.

Após a Audiência, o deputado Antônio Carlos Arantes acompanhou os sindicalistas e alguns vereadores da cidade, liderados pelo presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso Jerônimo Aparecido da Silva, até o Ministério Público para dar ciência a esta instância do Judiciário dos últimos acontecimentos no município.

sao  sebastiao paraiso ALMG 050

sao  sebastiao paraiso ALMG 011

sao  sebastiao paraiso ALMG 016

sao  sebastiao paraiso ALMG 023

 

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.