Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Dia de muita luta em Governador Valadares

(Governador Valadares – MG) – No terceiro dia de greve (2 de março), os servidores públicos municipais – coordenados pelo Sindicato da categoria (SINSEM-GV) e apoiados pela FESERP-MG, através do presidente Cosme Nogueira, a CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) – empreenderam mais um dia de muita luta. Logo nas primeiras horas do dia, os sindicalistas compareceram à SEMOV (Secretaria Municipal de Obras e Viação), para conversar com os companheiros que ainda não aderiram à greve. Em seguida, ainda no período da manhã, na sede do SINSEM-GV aconteceu uma reunião dos profissionais da rede municipal de ensino. Paralelamente, grupos orientados pelo Sindicato foram aos locais de trabalho, no trabalho de corpo-a-corpo e convencimento da importância da greve.

Na parte da tarde, mais atividades: os servidores se concentraram no Sindicato e, no final do período saíram em passeata pelas ruas da cidade – com faixas, cartazes, apitos, palavras de ordem e um boneco tamanho natural ridicularizando a prefeita Elisa Costa (PT). Ao mesmo tempo, Cosme Nogueira, o presidente do SINSEM-GV Waldecir Morais da Silva, as diretoras da entidade Dulcineia Marques Costa e Sueli Bezerra e o presidente da OAB local Elias Souto visitaram o Hospital Municipal, constataram a precariedade da situação (também da Saúde do município, em geral) e denunciaram oficialmente uma grande irregularidade: a contratação de professoras “diaristas” (na verdade, monitoras) para dar aula no lugar das grevistas. “Isso é um crime, uma irresponsabilidade com o setor da Educação, com os alunos, os pais dos alunos e a sociedade”, avaliou Cosme Nogueira.

A passeata dos servidores terminou na Câmara Municipal, onde eles participaram, já na parte da noite, de uma Audiência Pública. Nessa oportunidade, Waldecir Morais cobrou dos vereadores a fiscalização, por parte dos vereadores, do não cumprimento da Lei 170/2014, que concede reajuste salarial de cerca de 15%, referente aos meses de outubro/2015 e janeiro/2016, aos servidores. “Achamos muito estranho esse descaso com a Legislação. Será que não havia, na época, uma previsão orçamentária?”, questionou. “Será que é crise ou incompetência”? Já Cosme Nogueira ressaltou a total justiça e a necessidade das reivindicações dos servidores e pediu que os vereadores presentes – principalmente o que estava conduzindo os trabalhos, Ricardo Assunção – conduzam um diálogo entre o SINSEM-GV e a Prefeitura. “A prefeita tem que receber e atender os diretores do sindicato, que são os legítimos representantes da categoria”, disse.

Além dos 15% por Lei, os servidores públicos municipais de Governador Valadares reivindicam reposição das perdas salariais (calculadas pelo DIEESE em 18,21%), o repasse do desconto salarial para o plano de aposentadoria, plano de saúde dos profissionais e melhores condições de trabalho.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.