Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Breve Retrospectiva de 2015 – Agosto: Cruzadas Nacionais, grandes manifestações e Plenária Regional

  agosto reytros     Em agosto – um mês intenso – o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, lançou duas ações, a “Cruzada Nacional dos Servidores Públicos” contra a retirada de direitos e demissões e a “Cruzada da Legalidade”, que pode ser definida com uma equação simples e justa: político corrupto e empresário corruptor na cadeia e os trabalhadores com o seu emprego garantido. “Os servidores não vão pagar pela crise. Não forem eles os responsáveis e não podem ficar vulneráveis ao desemprego, ao aumento da violência e aos conflitos sociais que começam a surgir”, disse Cosme Nogueira, reafirmando o mote principal das campanhas. Na foto, as Cruzadas sendo apresentadas aos diretores da CSB/Central dos Sindicatos Brasileiros (da esquerda para a direita) vice-presidente José Avelino “Chinelo” Pereira, presidente Antônio Neto e  secretário-geral Álvaro Egea.  

            Também em agosto, três grandes manifestações, com a presença da FESERP-MG: em São Sebastião do Paraíso, no dia 14, o auge dos protestos contra a inadimplência da Prefeitura Municipal em relação aos aposentados, via não repasse dos recursos devidos a INPAR (Instituto de Previdência da cidade). Já eram três meses sem salários, para cerca de 400 aposentados; em Juiz de Fora, no dia 17, um ato do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) paralisou as atividades na EMPAV, a empresa de Pavimentação da Prefeitura de Juiz de Fora, e exigiu a exoneração do diretor-presidente José Eduardo Araújo e do diretor administrativo-financeiro da empresa, Teodoro Pires de Mendonça. A manifestação, em forma de Assembleia, foi motivada pelas péssimas condições de trabalho na EMPAV, denunciadas pelo SINSERPU-JF ao Ministério Público no dia 13 – situação agravada pela morte de um servidor, Iran da Silva, em acidente com um veículo da empresa, no dia seguinte. A manifestação foi vitoriosa: os diretores foram exonerados e uma sindicância foi criada para apurar a situação da EMPAV; e em Patos de Minas, os servidores públicos municipais fizeram uma greve de mais de uma semana, contra, principalmente, a carga horária imposta pela Prefeitura.

            No mês, dois grandes encontros: logo no primeiro dia de agosto, em Teófilo Otoni, uma reunião contou com a presença de seis sindicatos de servidores públicos do Vale do Mucuri, Região Nordeste de Minas (Águas Formosas, Bertópolis, Catuji, Crisólita, Machacalis e Teófilo Otoni) e o de Governador Valadares – que aproveitou a oportunidade para sacramentar a filiação à FESERP-MG; e, no dia 22, em Águas Formosas, a Plenária FESERP-MG Vale do Mucuri – com participação de delegações de Águas Formosas, Bertópolis, Crisólita, Jequitinhonha, Machacalis, Novo Oriente de Minas, Pavão, Santa Helena de Minas, Teófilo Otoni e Umburatiba.

          Por fim, em agosto, o Sindicato de Esmeraldas comemorou a chegada do Registro Sindical, O Sindicato de Aracitaba e Região foi criado, o Sindicato de Ipanema fez um bom acordo com a administração municipal, o Sindicato de Oliveira começou a preparar um clube de lazer para os servidores, assembleias em Guapé e Canápolis prepararam os passos seguintes da luta, a Chapa 1, encabeçada por Rosalvo Flausino, ganhou as eleições em Leopoldina e o Sindicato de Capinópolis nasceu filiado à FESERP-MG.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.