Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Deu na Mídia – Sem receber, aposentados de São Sebastião do Paraíso ficam em situação vulnerável

Impar     Servidores aposentados da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso (MG) continuam sem receber o benefício em dia. Com o atraso, algumas famílias já estão com dificuldades para pagar contas e até para ter comida em casa. O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Inpar) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sempre) da cidade aguardam uma decisão da Justiça para poder receber os repasses dos valores pela prefeitura, que estão atrasados. Enquanto isso, as duas instituições fizeram uma campanha para arrecadar alimentos.

Segundo o presidente do Inpar, quase 500 aposentados e pensionistas estão sem receber os salários há dois meses. A prefeitura tem atrasado o repasse de verbas para o instituto de previdência e a dívida já ultrapassa R$ 1,5 milhão.

“Até o presente momento a prefeitura, no mês de junho, não passou nada, e do mês de maio nós só conseguimos pagar os pensionistas e aposentados que ganham até R$ 2,8 mil. O restante está até o presente momento sem receber o mês de maio”, explica o presidente do Inpar, Rildo Domingos da Silva.

Ajuda aos aposentados

Benedito Donario da Silva é servidor aposentado na cidade. Com o benefício atrasado, ele depende do apoio da família para pagar as contas. “Eu pago quando dá, agora essa duas [contas] que ‘venceu’, quem pagou foi meu irmão pra mim. A gente não recebe”, conta.

Já na casa da aposentada Sebastiana Josefa da Silva, o atraso do benefício “tirou” a comida da mesa. Ela mora com outras seis pessoas e ficou sem nada no armário, uma rotina que acompanha a família desde que o benefício está atrasado.

“Minha situação está desse jeito, falta as coisas dentro de casa. Na semana passada não tinha gás e não podia comprar outro, porque eu devo um. Todo mundo depende do meu benefício”, relata Sebastiana.

Para ajudar os aposentados com dificuldades, o sindicato dos servidores e o instituto de previdência de São Sebastião do Paraíso fizeram uma campanha de arrecadação de alimentos na porta dos supermercados da cidade. Os mantimentos estão sendo entregues nas casas dos servidores mais necessitados.

“A gente teve que apelar pra população para que nos ajudasse. Não vai resolver o problema, mas vai amenizar, porque quando a família recebe uma cesta, mesmo que pequena, a despesa que ele deveria ter com esses alimentos já vai economizar pra pagar os juros das contas que estão em atraso”, explica a presidente do Sempre, Maria Rejane Santos.

Aguardando a Justiça
Sem dinheiro em caixa, o instituto entrou na Justiça para que o caso seja resolvido. “O instituto entrou com ação judicial juntamente com o sindicato. A ação do sindicato foi avante, logrou êxito, e nós estamos aguardando agora uma decisão vindo de Belo Horizonte (MG). Eu creio que dentro de 10 dias saia essa sentença. Estamos na expectativa”, explica Silva.

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso informou que o repasse do dinheiro deve ser resolvido através do acordo com a Justiça. Quanto à campanha de doação de alimentos, a prefeitura divulgou que através da Gerência de Ação Social, está sendo feito um levantamento de segurados que estão em situação vulnerável.

Ainda segundo a prefeitura, desde o dia 9 de julho é esperada uma relação desses segurados para a avaliação e ajuda social, mas até o momento, o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais não respondeu a essa solicitação.

Fonte: G1/Sul de Minas

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.