Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Na abertura do Encontro Nacional dos Servidores Públicos, o reconhecimento da importância do funcionalismo

abertura 1(Aracruz – ES) – Começou, na noite desta quarta-feira (22 de abril), o I Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), que reúne, em Aracruz – ES (no SESC- Praia Formosa), cerca de 250 sindicalistas de todo o país (Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, entre eles), oriundos e representantes das três esferas da administração pública (municipal, estadual e federal).

Na abertura, o anfitrião, Jorge Nascimento, presidente da Federação do Sindicato dos Servidores Municipais do Espírito Santo (FESPUMES-ES), afirmou que “confia na capacidade de união e organização do funcionalismo para vencer o momento, que é bastante difícil”. O prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, em sua fala, destacou que nesse momento de crise pelo qual o Brasil passa “os servidores é que estão fazendo a diferença, para melhor, pois o funcionalismo é o grande responsável por tocar a administração pública”. Já o deputado estadual Erick Musso destacou o valor do conhecimento que será adquirido durante o Encontro e decretou: “O servidor público é a engrenagem. Sem ele, a máquina (administrativa) não anda”. O presidente da FESERP-MG Cosme Nogueira, depois de enfatizar que os servidores públicos representam uma grande força dentro da CSB, responsável por uma fatia importante do reconhecimento oficial da Central, lembrou que o grande desafio é a “qualificação do servidor”.

Principal palestrante da noite, o presidente da CSB Antônio Neto disse que o princípio fundamental da Central, formar o sindicalista, passa por eventos como esse, “Ficamos felizes e vamos investir em encontros dessa natureza, pois queremos e faremos dos nossos parceiros os mais preparados do Brasil, prontos para todos os enfrentamentos. Aprender cada vez mais é a nossa meta”. .

A partir desta quinta-feira (23 de abril) começam as palestras, com temas de grande interesse do servidor público – veja a programação completa abaixo.

Ligados à FESERP-MG, como filiados ou parceiros, participam do evento representantes de 39 sindicatos de servidores públicos municipais: Aguanil, Águas Formosas, Carlos Chagas, Carmo do Paranaíba, Cataguases, Crisólita, Cruzília, Delfinópolis, Ijaci, Ipanema, Itabira, Itabirito, Itajubá, Juiz de Fora, Lavras, Manhuaçu, Mariana, Matias Barbosa, Monte Belo, Nanuque, Nepomuceno, Nova Rezende, Nova Serrana, Ouro Verde de Minas, Patrocínio, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Rio Pomba, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João do Manhuaçu, São João Nepomuceno, São Lourenço, São Sebastião do Paraíso, Serra dos Aimorés, Teófilo Otoni, Três Corações, Varginha e Várzea da Palma, além do SINAGUA (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora).

A programação do Encontro Nacional dos Servidores Públicos da CSB

Amanhã (23 de abril – quinta-feira)

8h30 – Palestra Magna – Antônio Neto (presidente da CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros) – “Desafios do movimento sindical e organização”

10h – Coffee break

10h30 – Palestra: “Lei de Acesso à Informação”, por Fabiana Menezes Soares (UFMG)

12h – Almoço

13h30 – Palestra: “Convenção 151, Portaria 326, Contribuição Sindical dos Servidores Públicos, Direito de Greve, Privatização e Terceirização”, por Guilherme da Hora Pereira (consultor e especialista em assuntos sindicais)

15h – coffee break

15h30 – Palestra: “Previdência Pública”, por Marcelo Domingues Ebling

17h – Encerramento

19h – Confraternização

Sexta-feira (24 de abril) 

8h30 – Palestra “Contabilidade Pública”, por Fabiana Pascoaloto (contadora e professora)

10h – Coffee break

10h30 – Palestra: “Assédio Moral”, por Alessandra Ramos Braga (advogada, assessora jurídica do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberlândia)

12h – Almoço

13h30 – Debates, encaminhamentos e resoluções

15h – Encerramento

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.