Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Retrospectiva 2014 – Ano acaba com a consolidação definitiva da FESERP-MG no cenário sindical brasileiro

(Juiz de Fora, Brasília, São Paulo, Ubá, Luminárias, Itabirito, Manhuaçu, Recreio, Cataguases, Nova Serrana, Passos, Arcerburgo, Santa Maria do Itabira e Ipanema)

     2014 marcou a consolidação definitiva da FESERP-MG no cenário sindical brasileiro. E para coroar um ano perfeito, a Federação recebeu, no dia 30 de setembro, seu registro sindical definitivo (foto), emitido pela Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

registro 1

Registro 2

     No primeiro dia de dezembro, apesar de críticas á morosidade do processo seletivo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF) comemorou a assinatura, pela Prefeitura de Juiz de Fora, do resultado final de seleção interna para o cargo de auxiliar de enfermagem, beneficiando 117 profissionais, que terão progressão de carreira e, já a partir do contracheque de janeiro, um acréscimo de 70% no salário.

    No dia 4, em Brasília, o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, protocolou pessoalmente as fichas impugnações contra extensão de base do SIND-SAUDE

   No dia 8, Cosme Nogueira esteve em São Paulo para participar do Ato Público das centrais sindicais para o lançamento  das recomendações e do relatório sobre a repressão ao movimento sindical, aos dirigentes e trabalhadores pela Ditadura Militar, no período de 1964 a 1985 – documento produzido  pelo GT dos Trabalhadores da Comissão Nacional da Verdade. Paralelamente foi feita uma homenagem ao sindicalista juiz-forano Clodesmidt Riani, lembrado por ser um dos três dirigentes ainda vivos do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), uma espécie de central sindical dos anos 50 e 60 – os outros são Raphael Martinelli e Paulo Mello Bastos.  No dia 13, Clodesmidt Riani ganhou mais uma homenagem, desta vez a Comenda Ary Barroso, a mais alta honraria concedida pela cidade de Ubá – e a FESERP-MG, mais uma vez, se fez presente, através da presidente do Sindicato dos Servidores Públicos dos Municípios de Cataguases, Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Euzébia  (Sinserpu), Maria Lúcia de Souza Lima Silva.

   Nos dias 9 e 10, ainda em São Paulo, o presidente da FESERP-MG participou da reunião participou da Reunião de Diretoria e do Conselho Executivo da CSPB/Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – entidade da qual a Federação Mineira é filiada.

    No dia 10, os servidores de Luminárias iniciaram uma paralisação de três dias. O motivo é a progressiva, desde 2009, perda salarial, conforme explicou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Antônio “Toinho” Vitor Gouvêa Júnior:

      Também no dia 10, o Plenário da Câmara Federal aprovou, em primeiro turno e por unanimidade (369 votos), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 434/14, da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), que garante aposentadoria integral ao servidor público que se aposentar por invalidez.

      Ainda no dia 10, a FESERP-MG, através do Diretor Financeiro Antônio Carlos de Sant’ana, participou de uma noite histórica para a cidade de Juiz de Fora: a devolução simbólica, pela Câmara Municipal, dos mandatos dos vereadores Francisco Afonso Pinheiro, Jair Reihn, Nery de Mendonça e Peralva de Miranda Delgado, todos do PTB e cassados, em 1964, com o golpe que instaurou a Ditadura Militar no Brasil.

    Em Itabirito, depois de trabalhar por 16 anos na Prefeitura (desde 1998, portanto), como motorista, o atual presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDSEMI), Roberto José Cesário, foi demitido, em mais um ato arbitrário e inconseqüente do prefeito Alex Salvador de Oliveira.

    No dia 14, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Manhuaçu (SINTRAM) promoveu um grande Festival de Prêmios para os servidores – e a FESERP_MG contribuiu e esteve presente na festa, com o presidente Cosme Nogueira.

   Também no dia 14, com a inauguração da sub-sede, os servidores municipais de Recreio passaram efetivamente a fazer parte da base do Sindicato dos Servidores Públicos de Cataguases (SINSEPU) – que já engloba as cidades de Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas e Dona Euzébia.

    No dia 15, dezenas de agentes comunitários de saúde de Nova Serrana, apoiados pelo Sindicato dos Servidores Públicos (SISNOVA), paralisaram suas atividades para reivindicar um direito básico: o pagamento do piso nacional da categoria, estipulado por Lei, em vigor desde junho, em R$ 1.014.

     No dia 16, a FESERP-MG assinou um Manifesto de apoio a cinco agentes comunitários do PSF Coimbras II de Passos que estão sendo vítimas de assédio moral – e um delas, possivelmente de racismo.

     Em dezembro, os sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Arceburgo (presidido por Renato Ferreira Pinto), Santa Maria do Itabira (do presidente Geraldo Magela dos Santos) e Ipanema (presidido por Erlon José de Carvalho) oficializaram as filiações à FESERP-MG

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.