Bem vindo ao site da FESMIG

E-mail:

atendimento@fesmig.com.br

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Deu na Mídia LIV – FESERP-MG realiza Congresso Histórico

(Fonte: site da CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros)

CONSIND debateu aposentadoria especial para os servidores públicos, organização sindical e Lei de Acesso à Informação

A Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG), filiada à CSB, promoveu entre os dias 5 e 7 de novembro o 1º Congresso Sindical da Federação, o CONSIND. O evento aconteceu no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte, e contou com a presença de representantes de 53 sindicatos de servidores públicos, além  da presença de sindicalistas dos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

O CONSIND debateu aposentadoria especial para servidores públicos, organização sindical, reforma política, Estado Social de Direito e a Lei de Acesso à Informação. “Não medimos esforços para organizar um evento de alto nível. Fizemos um congresso de capacitação e qualificação dos nossos dirigentes sindicais, com temais atuais. O dirigente sindical é um formador de opinião”, disse Cosme Nogueira, presidente da Federação e diretor da CSB.

De acordo com o dirigente, o encontro foi um sucesso. “Foi um congresso livre, participativo e,como é de costume nos eventos promovidos pela FESERP-MG, sem cobrança de nenhuma taxa pela participação”.

Ele também destacou a importância das homenagens que o encontro prestou a pessoas que fizeram história no movimento sindical e na luta dos trabalhadores.  Foram homenageados os sindicalistas Afonso Ambrózio Lucas (in memorian), Clodoaldo do Carmo Campos, Eduardo Duarte Dias (in memorian) e Marcos Vinício Gomes Pedro. Além deles, receberam homenagens a advogada Elisângela Márcia do Nascimento, o jornalista José Maria Rabelo e o contabilista e professor Luís Carlos Barbosa. “Todos os  homenageados são humanistas. Pessoas que lutaram para um Brasil melhor e por mais direitos aos trabalhadores”, afirma Nogueira.

Durante o CONSIND também ocorreu a plenária de prestação de contas da FESERP-MG e foram determinadas as diretrizes de ações da entidade para o ano de 2015. O balanço foi aprovado por unanimidade. A Federação pretende, em 2015, realizar uma caravana para a Brasília, com o objetivo de pressionar o Congresso Nacional e seus integrantes a votar favoravelmente assuntos de interesse dos funcionários públicos municipais, além de discutir a  situação dos servidores portadores de necessidades especiais.

Para Cosme Nogueira, o encontro se faz necessário para o fortalecimento das lutas dos trabalhadores. “O congresso serviu para que os sindicatos definam e priorizem as reivindicações dos servidores públicos para o próximo ano”, afirma o diretor.

Segundo Antônio Neto, presidente da CSB, a realização do I CONSIND fortalece a luta dos servidores públicos de Minas Gerais. “O evento também reafirma um compromisso e uma prática diferenciada na organização dos dirigentes sindicais, iniciada com a fundação desta importante e representativa entidade, cuja filiação à CSB nos enche de orgulho”, finalizou.

Consind II 082

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.