Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Educadores infantis de Uberlândia: cronologia de um movimento bem-sucedido

Greve - capa face24 de julho – Primeira Assembleia dos Educadores Infantis da rede municipal de ensino de Uberlândia, no Centro Cultural do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Uberlândia (SINTRASP). .

28 de julho – Segunda Assembleia, no mesmo local, com a decisão tomada de entrar em estado de greve.

01, 04 e 05 de agosto – Categoria paralisa as atividades e se concentra na porta da Prefeitura Municipal. A pauta de reivindicações fica alicerçada basicamente em três pontos: 1) Piso salarial da categoria (tendo como referência mínima o proposto no PCCS-Plano de Cargos, Carreiras e Salários, escolaridade média exigido no ato do ingresso no serviço público); 2) Inclusão dos Educadores Infantis no quadro do magistério e 3) redução da carga horária, de seis para cinco horas, sem a redução de salário.

07 de agosto – Nova paralisação, dessa vez para protestar contra a entrega, pelo prefeito Gilmar Machado (PT), à Câmara Municipal do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

09 de agosto – Início da greve

20 de agosto – Em Assembleia, os trabalhadores resolvem encerrar o movimento, após 12 dias de greve, com várias vitórias, após intensas rodadas de negociação com a Administração Municipal, que garantiu: 1) a redução na carga horária, de 30 para 25 horas semanais, 2) a possibilidade de progressão na carreira (para os servidores que tiverem formação além do ensino médio, ou seja, elevando o nível para Educador Infantil II; 3) a possibilidade de acúmulo de cargo; 4) o recesso de 15 dias em julho, e 5) reajustes, iniciais, de 16,2% e 15,5%, em 2015 e 2016, respectivamente.

27 de agosto – Em Audiência Pública na Câmara Municipal, o Sindicato e as educadoras infantis deixam claro para os vereadores, a sociedade e a imprensa os motivos da paralisação e explicam as reivindicações.

08 de setembro – O Projeto de Lei, número 865/2014, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre o Plano de Carreira dos Servidores do Quadro de Educação da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia vai à votação na Câmara de Vereadores e as educadoras infantis se fazem presentes na sede do Legislativo, para deixar bem claro ao prefeito e os vereadores que “o voto de confiança” foi dado, mas se as garantias não forem efetivadas os trabalhadores voltam para as ruas, iniciam um novo movimento.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.