Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Deu na mídia XL – FESERP-MG e CSB homenageiam Clodesmidt Riani

Deu na mídia XL(Fonte: Site da Central dos Sindicatos Brasileiros)

Evento ocorreu em Belo Horizonte na inauguração da sede da Federação

A Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG) inaugurou sua sede em Belo Horizonte, na última sexta-feira, dia 28.  O evento contou com a participação da CSB. Os representantes da Central que compareceram a cerimônia foram o presidente, Antonio Neto, o vice-presidente, José Avelino Pereira (Chinelo), e o secretário-geral, Alvaro Egea.

O prédio da sede recebeu o nome de Clodesmidt Riani, uma homenagem ao dirigente sindical e político mineiro. Para Riani, a homenagem da FESERP-MG é uma das mais valiosas, exatamente por estar ligada à luta dos trabalhadores. “Ter o nome eternizado em um símbolo do movimento sindical não tem preço”, disse.

Segundo o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, a sede significa um passo importantíssimo na consolidação do movimento sindical em Minas Gerais. “Nós seremos um ponto de união, debate e de formação de conhecimento. Sem a CSB não haveria a FESERP-MG; sem os nossos sindicatos, que nos apoiam em todos os momentos, não haveria uma Federação forte e combativa no Estado”, conta Nogueira.

De acordo com o dirigente, Riani merece ser lembrado e conhecido por todo o Brasil. “Essa homenagem é o mínimo que nós podemos fazer diante do muito que ele merece, pela sua história, vida e luta na defesa da classe trabalhadora. Além disso, queremos que o nome de Clodesmidt Riani seja cada vez mais divulgado, para que as futuras gerações saibam o quanto ele foi importante para a história do nosso país”, completou.

Para o presidente da CSB, Antonio Neto, resgatar as memórias do movimento sindical é fundamental, pois os trabalhadores construíram boa parte da história da nossa nação. “Meu pai foi sindicalista na época da ditadura. Foram momentos difíceis, muitas famílias perderam pais e mães que estavam lutando por um país mais igualitário. A inauguração dessa sede representa a força que os sindicatos têm e também o espaço que vem sendo conquistado pelos trabalhadores”, afirmou.

Além de vários representantes de sindicatos filiados, estiveram presentes à inauguração da sede o deputado federal Lincoln Portela, o suplente de vereador de Belo Horizonte Moamed Rachid, o diretor da Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais e Municipais do Rio de Janeiro (FASP-RJ), Valdecir Moreira de Freitas, os diretores da FEDETIA-MG (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação, Panificação, Confeitarias e Massas Alimentícias de Minas Gerais) Osvaldo Teófilo e Rogério Prado Ribeiro, o diretor da CSB Rosalvo Barbosa e os procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais José Silvério Perdigão e Edson Baeta.

 Clodesmidt Riani

O sindicalista homenageado é mineiro de Rio Casca e radicado em Juiz de Fora. Tem 93 anos e dedicou toda a sua vida à defesa dos direitos e das liberdades civis dos trabalhadores. Sua militância sindical começou em 1949, em uma comissão de trabalhadores que discutiu os salários e benefícios das Empresas de Carris Urbano de Juiz de Fora. Foi líder atuante junto a associações e conselhos de trabalhadores, representando a categoria em conferências internacionais.

Em 1964, ano do Golpe Militar no Brasil, ele era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), do Comando Estadual dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (CET) e membro-adjunto do Bureau Internacional do Trabalho (de Genebra-Suíça). Riani também foi deputado estadual pelo PTB entre 1954 e 1964 – carreira interrompida devido à sua cassação e prisão pelos militares. “Não me arrependo de nada. Sofri e fiz meus familiares sofrerem, mas lutei, e sem luta nada se consegue”, disse Clodesmidt Riani.

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.