Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Deu na mídia XIX – SINSERPU-JF pede convocação de excedentes da Guarda Municipal

 

(Fonte: Jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora-MG, 25 de setembro) – Após seis anos, o concurso da Guarda Municipal de Juiz de Fora ainda é motivo de polêmica. Para o Sindicato dos Servidores Públicos de Juiz de Fora  (Sinserpu/JF), a seleção, realizada em 2007, não cumpriu o preenchimento de 150 vagas proposto em edital. Diante da situação, o Sinserpu impetrou ação civil pública pedindo a nomeação de excedentes. A audiência do caso está marcada para o próximo dia 8 de outubro. “Entendemos que, se há vagas, deve haver efetivação do pessoal”, explica o presidente da entidade, Amarildo Romanazzi.

De acordo com a advogada do Sinserpu, Elisângela Márcia do Nascimento, quando houve a convocação dos aprovados na seleção, em 2008, apenas 147 pessoas foram chamadas. “Depois disso, 18 pessoas foram exoneradas, somando 21 vagas remanescentes. De lá para cá, outras desistências ocorreram.” Como outras nomeações não aconteceram, pessoas que fizeram o concurso buscaram auxílio da entidade antes que o prazo de validade da seleção expirasse, o que ocorreria em julho de 2012. “Recebemos a solicitação e entramos com a ação na 2ª Vara de Fazenda Pública em fevereiro do ano passado”, relembra a advogada. “Pedimos o preenchimento das vagas em aberto.”

Procurada pela Tribuna, a secretaria de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou, em nota, que “no âmbito administrativo, a Prefeitura já esgotou as possibilidades, uma vez que o concurso teve validade de dois anos tendo sido prorrogado por mais dois. Dessa forma, a PJF aguarda a decisão judicial.”

Otimismo – Candidato do concurso, José Guedes, 52 anos, se diz otimista com a possibilidade de convocação. Na última sexta-feira, ele e outros excedentes da seleção estiveram na Câmara Municipal para pedir apoio do Legislativo na causa. “Acredito que haverá a nomeação. O prefeito, quando era presidente da Câmara, se mostrou sensibilizado pela nossa situação.” No entanto, segundo Guedes, nem todos os candidatos têm a mesma expectativa. “No início, o nosso grupo era bem maior, mas muitas pessoas desistiram de esperar.”

Histórico – Em 2011, o concurso da Guarda Municipal foi tema de discussão de audiência pública realizada na Câmara Municipal. Na época, 19 vagas estavam para ser preenchidas, e 283 pessoas aguardavam na lista de excedentes da seleção. Hoje, estima-se que o total de vagas ociosas seja de, aproximadamente, 50.

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.