Coragem, Determinação, Transparência

Artigos

01/03/2018

Viva a memória de Jango Goulart!

Hoje, dia primeiro de março, comemoramos o aniversário do ex-presidente da República João “Jango” Goulart, que se estivesse vivo estaria completando 99 anos. Jango foi um dos maiores nacionalistas que o Brasil já teve, ao lado de Getúlio Vargas, Leonel Brizola e outros. Ele lutou fervorosamente em defesa do povo brasileiro, principalmente os mais pobres deste país, teve um passado limpo na política e a sua honra é inquestionável. Por se aproximar dos trabalhadores, abrir a interlocução com os movimentos sociais e por tentar implementar as reformas de base, Jango foi deposto pelos militares, sofrendo um golpe cruel e desleal da elite e dos setores mais conservadores da época, apoiados pela especulação e pelos interesses do capital internacional.

Os anos de chumbo sob a Ditadura Militar foram anos de sofrimento e de repressão, quando o país foi conduzido na linha do imperialismo norte-americano, com exploração das nossas riquezas e com total violação dos direitos humanos.

Precisamos reverenciar a memória e o legado de Jango, mas a maior homenagem que pode ser prestada ao nosso grande líder não é exumar o seu corpo para apurar se realmente ele foi assassinado, conforme se suspeita, a maior homenagem a Jango é o povo brasileiro exumar e resgatar as reformas de base que o Brasil precisa.

Viva Jango Goulart !

Cosme Nogueira

Presidente da FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais), presidente da seccional mineira da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e diretor da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil)

jango

 

  • FESERP-MINAS
  • Rua Doná Mariana Evangelista, 37/102, Bairro Poço Rico, Juiz de Fora (MG) CEP 36010-430 - Avenida Bernardo Vasconcelos, 1252-A, Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte (MG) - CEP 31150-000
  • Telefones: (32) 3214-1316, (31) 3653-7484 e 3653-7499
  • Todos os direitos reservados à Federação Estadual Única, Democrática dos Sindicatos de Servidores, Funcionários Públicos das Câmaras de Vereadores, Fundações, Empresas Públicas, Autarquias e Prefeituras Municipais de Minas Gerais
  • Site desenvolvido pela Agência Infinit0