Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho: criar a cultura de prevenção é primordial!

No dia 28 de abril de 2003 foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Uma das datas de relevância para a fundamentação do Abril Verde, que carrega o mesmo objetivo: trabalho saudável com menos acidentes; através da disseminação de informações capazes de criar a cultura da prevenção de acidentes no trabalho. Ambas campanhas tem apoio e adesão da Feserp Minas, sendo condizente aos direitos dos trabalhadores.

Para entender melhor, veja alguns exemplos referentes à falta de procedimentos corretos de segurança no trabalho:

  • Deixar de efetuar  manutenção preventiva em equipamentos e máquinas industriais.
  • Não armazenar corretamente ferramentas e materiais de trabalho na construção civil.
  • Falta de limpeza,  organização e sinalização de ambientes, de modo geral.

As iniciativas desta data visam promover uma cultura de segurança prevencionista e devem ser tratadas como uma necessidade social, consideradas um mecanismo fundamental para promover a segurança no trabalho.

Este dia e o Abril Verde alertam pela perda de vidas, incapacitações e danos à integridade física dos trabalhadores – irrecuperáveis ou não.

No Brasil, a  Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É mais uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.

O Ministério do Trabalho, por exemplo, desenvolve a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho – CANPAT, com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Além dos incalculáveis danos que os acidentes provocam para os acidentados e pessoas próximas, segundo a OIT, existe, só no Brasil, prejuízo em 4% do PIB, o que ultrapassa o valor de R$ 200 bilhões de reais/ano.

 

Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde e OnSafety

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.