Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Aumento do número de acidentes com caminhões de lixo em Juiz de Fora preocupa Sindicato dos Servidores

(Juiz de Fora – MG) – Acidentes com caminhões do Demlurb (o Departamento de Limpeza Urbana da cidade) virararam rotina na cidade. Os veículos que desde a gestão Custódio Mattos (PSDB), no final da década passada, são alugados estão sucateados e não passam por manutenção, colocando a vida dos trabalhadores e da população em risco. No acidente (foto) ocorrido na noite de quarta-feira (21 de junho), no centro da cidade, dois funcionários do Demlurb ficaram feridos. Segundo o motorista, eles faziam a coleta do lixo na Rua Carlota Malta e quando acessou a Rua Santo Antônio escutou um barulho forte. Ao verificar, percebeu que o eixo havia soltado, provocando a queda dos trabalhadores que estavam na traseira, sobre o estribo. Os feridos foram encaminhados ao HPS onde foram medicados e liberados.

Desde quando a Prefeitura de Juiz de Fora passou a alugar caminhões, o SINSERPU-JF denuncia o sucateamento da frota, sendo que o problema vem se agravando com o tempo. Há cerca de duas semanas, o sindicato enviou ofício ao Demlurb solicitando uma reunião com a direção para tratar do assunto. “A gente recebe informações dos próprios funcionários de que os veículos estão em péssimas condições. É uma situação até desumana e não pode ficar como está”, ressalta o presidente do sindicato, Amarildo Romanazzi.
Funcionários denunciaram ontem que um dos problemas dos caminhões é o excesso de peso dos veículos que acaba comprometendo os freios. “O limite máximo são seis toneladas, mas a gente carrega nove”, diz um trabalhador. Ele informa ainda que apesar de ciente da situação, a polícia rodoviária não fiscaliza.
O presidente do SINSERPU-JF entende que a direção do Demlurb é responsável pelo descaso e pelas ocorrências de acidente, uma vez que não cobra da empresa Chamonix, proprietária dos veículos, a devida manutenção, como prevê o contrato. “A revisão só é feita quando o caminhão quebra. Veículos são usados por mais de 24 horas seguidas e muitos pernoitam carregados de lixo na garagem do Demlurb antes do transbordo, o que compromete ainda mais a sua conservação.”
De acordo com Amarildo, quando os veículos eram parte do patrimônio do Demlurb, havia constante revisão feita pelos próprios mecânicos do departamento e o número de acidentes era infinitamente menor. Para dar maior visibilidade ao problema, o presidente do sindicato solicitou ao vereador Betão (PT) que convocasse uma audiência pública sobre o tema. A data do evento ainda será definida.
 Fonte: Imprensa do SINSERPU-JF
Juiz de Fora acidente 21.6

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.