Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

Clodesmidt Riani: “Defender a CLT é fundamental”

(Juiz de Fora – MG) – “Sair em defesa da CLT é fundamental, é sem dúvida a maior obrigação dos sindicalistas nesse momento”. O veredito é do ex-líder sindical e deputado Clodesmidt Riani, ao receber o convite para o Ato em Defesa da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), que acontece nessa quarta-feira (24 de agosto), em Juiz de Fora. O convite foi levado a ele na última sexta-feira (19 de agosto) pelo presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, e o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (SINSERPU-JF), Ivan Expedito Catarina – As duas entidades promovem o Ato, ao lado da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Água de Juiz de Fora (SINAGUA-JF).

E Clodesmidt Riani, aos 96 anos, tem muita credibilidade para tratar do tema, pois praticamente passou a vida toda defendendo os trabalhadores. Trabalhista de carteirinha e por princípios, o legendário sindicalista começou sua extensa militância sindical em 1949, em uma comissão de trabalhadores que discutiu os salários e benefícios das Empresas de Carris Urbano de Juiz de Fora. Em 1964, ano do Golpe Militar no Brasil, era presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT), do Comando Estadual dos Trabalhadores do Estado de Minas Gerais (CET), e membro- adjunto do Bureau Internacional do Trabalho (de Genebra-Suíça). E também deputado estadual, pelo PTB, desde 1954. Foi preso e torturado pelo Regime Militar e teve seus direitos políticos e sindicais cassados. Condenado pelo Conselho Permanente da Justiça Militar a uma pena de 17 anos de reclusão, em regime fechado, passou cinco anos e nove meses na cadeia. Com a abertura política, em 1979, retomou as atividades sindicais e políticas, retornando à Assembléia Legislativa de Minas, em 1982, com uma expressiva votação para deputado estadual.

“Ter essa bandeira de luta referendada por Riani é um incentivo a mais”, resumiu Cosme Nogueira. O Ato em Defesa da CLT acontece nesta quarta-feira, a partir das 10h, no Largo do Riachuelo, centro de Juiz de Fora.

???????????????????????????????

 

 

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.