Bem vindo ao site da FESERP Minas

E-mail:

feserpjf@gmail.com

Visite-nos:

Rua São Sebastião, 780, Centro, Juiz de Fora/MG CEP: 36.015-410

Notícias

FESERP-MG e Sindicato de Matias Barbosa denunciam discriminação contra sindicalistas

(Matias Barbosa – MG) – Uma votação na Câmara Municipal de Matias Barbosa, na noite desta quarta-feira/29 de junho (foto), evidenciou e escancarou toda a discriminação e o preconceito contra os sindicalistas da cidade. A matéria era o Plano de Cargos e Salários dos funcionários da própria Câmara – documento este amplamente debatido por uma Comissão formada por representantes dos servidores do Legislativo e do Sindicato. Porém, de repente, surgiram nada menos que 58 emendas parlamentares ao projeto, o desfigurando completamente – “uma colcha de retalhos”, na definição de um vereador. A gravidade da situação aumentou quando se descobriu que as emendas prejudicavam 3 dos 12 servidores da Câmara, justamente e “coincidentemente” os três filiados ao Sindicato. “Foi muito estranho e muito injusto. Fomos excluídos e discriminados, como se fosse uma punição por sermos filiados à entidade”, diz Wallace Reis, um dos prejudicados e vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Matias Barbosa (SINSERPU-MB). “É como se fosse um aviso, para que ninguém frequente o sindicato”, completa ele. Antes da votação, o presidente do SINSERPU-MB, José Mauro de Souza, foi destratado por um vereador ao pedir que ele não votasse as emendas, deixasse a discussão delas para depois, se concentrasse apenas no projeto – a entidade chegou a enviar um documento oficial à Câmara nesse sentido. O único vereador que ficou ao lado dos servidores foi o presidente da Casa, Marcos Martins – que por força do cargo que exerce não votou.

        Diante do ocorrido, a FESERP-MG (Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Minas Gerais) anunciou que medidas serão tomadas para devolver o direito usurpado dos sindicalistas. “É um absurdo sem tamanho, que não pode e nem vai ficar assim. Não mediremos esforços jurídicos, políticos e institucionais para rever a situação”, disse o presidente da FESERP-MG, Cosme Nogueira, falando também em nome da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil) – entidades das quais a Federação Mineira e o SINSERPU-MB são filiados.
Uma das primeiras providências possíveis seria a tentativa de anulação da sessão da Câmara desta quarta-feira, mas essa hipótese está por ora descartada. “Isso prejudicaria os outros servidores e isso não queremos. Não seria justo, eles merecem os benefícios, a progressão na carreira conquistada. O que queremos é apenas isonomia, é a nossa equiparação com os nossos colegas de trabalho”, diz Wallace Reis.

mATIAS bARBOSA 29 JUNHO

Conheça as vantagens de ser um afiliado. Junte-se a nós e aproveite.